Após o hygge, que busca criar ambientes com foco no aconchego e conforto, e o Gemütlichkeit, que combina cordialidade, aconchego e amizade, outra ideia que tem se destacado como estilo de vida e conquistado os apaixonados por decoração é o Lagom.
O termo de origem sueca defende o emprego do equilíbrio em todas as esferas do cotidiano, utilizando apenas aquilo que é suficiente e adequado. Na decoração, ele seria um meio-termo entre o minimalismo e o excesso, focando na finalidade e na quantidade de objetos e elementos, sem deixar o aconchego e o acolhimento de lado.
A Suécia é considerada o 9º país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade. Acredita-se que o Lagom seja um dos motivos desta felicidade, pois visa uma vida moderada e a beleza nos simples detalhes.
Na decoração, este conceito traz traços do estilo escandinavo e assemelha-se, algumas vezes, com o minimalismo, com a diferença de aplicar um leque de cores que vai além do tradicional preto e branco e acessórios que trazem mais personalidade ao ambiente. Tudo de maneira harmoniosa e sem excessos, é claro.
Que tal praticar o Lagom na sua decoração? Separamos algumas dicas que ajudarão você a criar um ambiente equilibrado e mais feliz. Confira!
1 – Elementos naturais
A natureza está muito presente em ambientes que carregam a filosofia Lagom, desde a valorização da iluminação natural até a escolha de tecidos orgânicos (algodão, lã, linho) e materiais puros (madeira, palha), elementos que são naturalmente belos e proporcionam calor e aconchego.
A utilização de plantas também é muito comum, geralmente acompanhadas de cerâmicas esculturais e vidros que decoram de maneira leve e sutil.
2 – Escolha cores harmoniosas
Apesar de aceitar uma gama maior de cores, estas nunca irão contrastar em excesso. Tons neutros, suaves e terrosos costumam funcionar bem juntos e transmitem sensação de tranquilidade e bem-estar.
3 – Priorize móveis funcionais
Mais do que parte da decoração, os móveis são escolhidos por sua funcionalidade e versatilidade. Evite modismos, para investir em peças que resistam ao tempo, tenham valor emocional e façam você feliz. É comum a mistura de móveis vintage com modelos atuais.
Objetos sem utilidade devem ser evitados, porém, aqueles itens decorativos pelos quais temos um carinho especial podem ser exibidos sem problemas. As formas clássicas e o design são valorizados.
4 – Consuma com responsabilidade
Um ambiente Lagom não dá espaço para o desperdício. Portanto, opções de energia mais econômicas, como a renovável, são excelentes. O consumo responsável e consciente, assim como ações sustentáveis, são hábitos a serem cultivados.
Leia também: Ideias para decorar varandas fechadas