Dicas para a decoração de consultórios e clínicas

Dicas de decoração para consultórios e clínicas - Construtora Laguna

A decoração de uma clínica ou consultório exerce muita influência sobre a imagem que o paciente constrói a respeito do médico e as expectativas que cria para o atendimento. Um ambiente elegante, confortável, organizado e equilibrado transmite credibilidade e faz com que as pessoas se sintam bem, mesmo antes de serem atendidas.

O branco total e a estética fria e hospitalar comuns em muitos estabelecimentos da área até pouco tempo, estão sendo deixados para trás. Hoje, o cuidado em oferecer um espaço aconchegante e de bom gosto faz parte da rotina dos consultórios, que perceberam a exigência por parte do consumidor e buscam encantá-lo na tentativa de fidelização.

Na decoração, a palavra-chave é equilíbrio. É preciso saber dosar a sobriedade e a tranquilidade esperadas de uma clínica, com a originalidade e o requinte necessários para a diferenciar de outras. Confira algumas dicas para aplicar na hora de montar ou reformar sua clínica ou consultório:

Tenha seu público-alvo em mente

Dicas para a decoração de consultórios e clínicas - Infantil - Construtora Laguna

Para que a decoração provoque um efeito positivo e cative o público, é fundamental entender o perfil do seu paciente. Locais que realizam atendimento infantil, por exemplo, podem ousar mais nas cores e elementos de distração para tranquilizar e manter a criança entretida. A atmosfera pode ser mais descontraída e alegre. Já para centros especializados na área de geriatria, a facilidade de deslocamento e movimentação deve ser prioridade.

Pensar também nas pessoas que acompanham seu paciente é um ato de consideração, como no caso de mães que muitas vezes levam filhos pequenos e precisam de um espaço para as crianças. De qualquer forma, apenas ao compreender as necessidades e demandas do público é possível preparar um ambiente que gere bem-estar.

Cores são permitidas

Decoração de consultórios médicos e clínicas - Construtora Laguna

Com cautela e elegância, cores podem ser utilizadas para fugir do branco total e trazer calor ao local. Por questões de higiene e atemporalidade, cores neutras são as mais indicadas nas paredes, revestimentos e móveis. Tons claros ajudam a acalmar o paciente enquanto ele aguarda o momento da consulta.

Cores fortes e vivas funcionam muito bem para detalhes na decoração. Quadros na parede, flores e objetos trazem personalidade e criatividade para o espaço.

Priorize o aconchego

Veja dicas para a decoração de consultórios e clínicas - Construtora Laguna

Fazer com que as pessoas se sintam acolhidas em um estabelecimento médico permitirá que fiquem mais abertas e confiantes. A madeira é um material que proporciona calor e harmoniza muito bem com diversos outros elementos, podendo ser aplicada em painéis, móveis e objetos de decoração. Uma alternativa é utilizar móveis que remetam a uma sala de estar residencial, assim a recepção terá uma atmosfera caseira e aconchegante.

Plantas trazem vida

Confira dicas para a decoração de consultórios e clínicas - Construtora Laguna

A natureza nunca esteve tão em alta! Por transmitirem sensação de harmonia e serenidade, plantas são excelentes opções de decoração também para clínicas e consultórios, humanizando o espaço. Alguns cuidados, porém, são essenciais: evite flores de pólen aparente, por causarem alergias e irritações, e opte por espécies de folhas grandes, fáceis de limpar e que se adaptem bem a locais fechados.

Garanta acessibilidade

Dicas para a decoração de consultórios e clínicas - Construtora Laguna

Pessoas com limitações físicas precisam se sentir confortáveis em qualquer clínica ou consultório, por isso é muito importante garantir a fácil circulação de cadeirantes e pessoas com dificuldade visual, evitando degraus ou excesso de móveis e objetos.

Explore a iluminação natural

Decoração de consultórios e clínicas - Construtora Laguna

A luz solar melhora a qualidade de vida e proporciona bem-estar. Além disso, a possibilidade de contato visual ou sensitivo com ambientes externos é capaz de tranquilizar o paciente durante o período de espera.

Caso você esteja procurando um imóvel para instalar sua clínica ou consultório, priorize salas com amplas janelas e vistas agradáveis, como as do MAI Work, empreendimento comercial próximo ao Parque Barigui.

Dicas para a decoração de consultórios e clínicas - MAI Work - Construtora Laguna

Leia também: Escritórios para inspirar a produtividade

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário