MAI Terraces – Espaço gourmetCom ambientes cada vez mais integrados, a coifa passa a ser um equipamento indispensável para o bem-estar dos moradores e seus convidados. Posicionada sobre o fogão ou cooktop, ela é responsável principalmente por minimizar o aroma da comida enquanto está sendo preparada, filtrando o ar e impedindo que o cheiro ocupe os demais cômodos.
Sempre atenta às necessidades atuais e buscando atender a esta demanda, a Construtora Laguna fornece infraestrutura preparada para receber a coifa em diversos de seus empreendimentos residenciais, como o ROC Batel, o LLUM Batel e os lançamentos MAI Terraces e ALMÁA Cabral.
Para a escolha do modelo ideal, é importante levar em consideração fatores como frequência de utilização do equipamento, tamanho da cozinha e posição do fogão. Confira dicas preciosas para tomar esta decisão.
Calcule a vazão ideal para sua cozinha
Para um funcionamento eficiente, é recomendado que a coifa seja capaz de trocar o ar do espaço ao menos doze vezes a cada hora. Para descobrir a vazão ideal para a sua residência, basta multiplicar a largura do espaço por seu comprimento e altura, e depois multiplicar novamente por doze. Em caso de cozinhas integradas com o living, deve ser considerada a dimensão total do ambiente. Por exemplo, em uma cozinha de 4 m por 5 m e pé-direito de 2,8 m, o cálculo será: 4 x 5 x 2,8 x 12 = 672. Nesse caso, a vazão da coifa de ser de, no mínimo, 672 m³/hora.
Residências integradas e espaços gourmet que contam com churrasqueira exigem uma maior potência. Em geral, opções de coifa com vazão de 1.200 m³/h ou mais são as mais indicadas.
Modelo adequado
A coifas podem ser fixadas na parede, seguindo o padrão do fogão ou cooktop; no teto, quando há uma ilha central ou bancada de trabalho longe da parede; ou ainda embutidas, promovendo maior discrição e tornando-se, em alguns casos, imperceptíveis.
De qualquer modo, deve-se prestar atenção à largura do cooktop ou fogão em relação à coifa. O recomendado é que ambos tenham a mesma medida ou, de preferência, que a coifa seja um pouco maior, impedindo que os vapores gerados sejam desviados por correntes de ar laterais e facilitando ainda a absorção da gordura liberada durante a cocção dos alimentos. A altura do pé-direito é outro fator a ser considerado, portanto procure uma chaminé que promova o acabamento perfeito.
Dependendo do tamanho, a coifa pode produzir sombra, o que acaba alterando aparentemente a coloração dos alimentos e compromete o preparo. Portanto, é fundamental que seja posicionada em um local claro, de preferência com incidência de luz natural, ou então que conte com iluminação própria.
Exaustor ou depurador?
A ventilação do ar pode ser realizada de duas formas: por exaustor ou depurador, e alguns modelos oferecem as duas opções. O exaustor absorve a fumaça e a conduz para um ambiente externo por meio de um duto. Para a instalação, é necessário que haja uma saída que direcione o ar para fora da residência. Já o depurador filtra todo o ar e o direciona novamente para o ambiente, possibilitando uma instalação mais simples.
Leia também: Dicas para montar uma adega em casa