Maria Helena Saparolli lançará exposição no ALMÁA Cabral

Na próxima terça-feira, 3 de dezembro, a partir das 19h, a artista curitibana Maria Helena Saparolli lançará a exposição “Impressões e Memórias” no decorado do ALMÁA Cabral. Com esculturas inéditas inspiradas em sua vivência na China, as obras ficarão expostas até fevereiro de 2020.

Desde 1989, Maria vem desenvolvendo obras em ateliê próprio. Uma de suas atuações foi como orientadora de cerâmica e vidro no Atelier de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba, de 1998 a 2012.

Considerada uma das “grandes revelações da Cerâmica no Paraná”, durante sua trajetória profissional, atuou fortemente nos salões de arte, coletivas de artistas e exposições individuais, obtendo reconhecimento e premiações em âmbito nacional e internacional.

Além disso, a artista projetou-se como “uma das mais originais ceramistas da década de 1990”, como definiu Adalice Araújo em seu antológico Dicionário das Artes Plásticas do Paraná. Ao lado de Elvo Benito Damo, executou os painéis em azulejos do Museu Oscar Niemeyer, entre eles a “Bailarina do Olho”.

Maria Helena Saparolli lançará exposição no ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
MON – Museu Oscar Niemeyer

No início deste ano, Saparolli fez residência cerâmica na China, registrando anotações e fotos dessa experiência. “Quando voltei ao Brasil, transferi essas memórias para o meu processo cerâmico. Além dessas obras em parede, inéditas, que conversam com minha experiência chinesa, trago ainda a série Universos Mínimos, com obras de contato com lembranças e do olhar que temos para dentro delas”, descreve Maria Helena.

Maria Helena Saparolli lançará exposição no ALMÁA Cabral - Construtora Laguna

A exposição ocupará o amplo espaço da suíte do residencial do ALMÁA Cabral. Segundo o Diretor de Incorporação da Laguna, André Marin: “É um privilégio poder associar artes plásticas de uma ceramista curitibana reconhecida internacionalmente com a marca do nosso empreendimento, que une luxo, sofisticação e bem-estar numa região verde privilegiada de Curitiba”.

O ALMÁA Cabral, localizado em uma das áreas mais valorizadas da cidade, em frente ao campo de golfe do Graciosa Country Club, foi inspirado no Umm-al-Maa, um dos mais lindos oásis que existem, na Líbia. A influência arquitetônica é o Ashjar at Al Barari, de Dubai, que reúne tecnologia e inovação como diferenciais.

Confira algumas das exposições mais recentes da artista:

2019

– China – FuLe International Ceramic Art Museums: Residência Artística, obras destinadas ao Museu Americano e jardins do complexo de museus – Fuping – Shaanxi

– Exposição em Kian Qujiang FueTao Ceramic Art Museum – Xi’na

– EXPOMIX III – Coletiva de Artistas – Galeria de Arte Zuleika Bisacchi

2018

– Exposição “Alguns de nós” – Galeria Ybakatu – Curitiba

– 13º Simpósio Internacional de Cerâmica de Avellaneda: Participação como expositora e obra destinada ao acervo da Coleção de Cerâmica Contemporânea. Instituto Municipal de Cerâmica “Emilio Villafañe”. Buenos Aires – Argentina

– Residência Artística e Participação como expositora com obra destinada ao acervo do Uttarayan Art Foundation, durante o “First Exchange Symposium of Latin American and Indian Ceramics” Vadodara – Índia

Participe deste evento no ALMÁA Cabral! Confirme sua presença pelo sac@construtoralaguna.com.br

Leia também: Exposição imersiva comemora os 500 anos das obras de Leonardo da Vinci

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

5 comentários em “Maria Helena Saparolli lançará exposição no ALMÁA Cabral

Deixar um comentário