O Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Ele conta com um imenso parque arborizado e muito bem cuidado, que possui pinturas, esculturas, intervenções artísticas e elementos de arquitetura.
O local é uma ótima alternativa de passeio para quem gosta de contemplar natureza e arte em uma viagem diferente, para o interior do país. Nesta publicação separamos alguns detalhes surpreendentes do Inhotim. Confira a seguir.
O museu
Este museu está localizado em Brumadinho (MG) e ocupa uma área de cerca de 700 hectares, dos quais 440 são de preservação natural da Mata Atlântica. Uma parte dessa área é destinada à visitação, onde o público pode acessar jardins, galerias, lagos, edificações, trechos de mata, entre outros atrativos.
O acervo de arte de Inhotim é um dos mais relevantes do mundo – conta com obras raras de todos os continentes. Além disso, suas exposições são renovadas frequentemente, e todo ano novas galerias são inauguradas.
Uma característica bastante notável do conceito deste museu é a união entre arquitetura e arte – os objetos arquitetônicos possuem galerias espalhadas em meio à natureza, que as complementa. Nele, a arquitetura também se torna arte, uma escultura do ambiente.
O espaço oferece ao público experiências sensoriais que abrangem os cincos sentidos, além de contar com obras de autores de várias nacionalidades, constituindo um panorama artístico plural e único.
Obras presentes no museu
Viewing Machine
O artista dinamarquês Olafur Eliasson produziu uma obra única, que tem como foco a experiência e o processo de percepção de cada espectador. A Viewing Machine utiliza materiais como espelhos, luzes e superfícies planas, que se complementam com elementos como vento, sol, água, fogo ou vapor.
As obras desse artista, sempre interativas, costumam manipular espaços interiores, pavilhões ou objetos e proporcionam ao público reflexões sobre luz, tempo, gravidade, entre outras questões.
Em Inhotim, sua obra baseou-se nos princípios de funcionamento de um caleidoscópio. O intuito é que o público interaja apontando-a para algum local de seu interesse. Quando isso ocorre, a paisagem multiplica-se em seis planos espelhados, criando uma nova realidade.
Bisected triangle, Interior curve
A obra intitulada “Bisected triangle, Interior curve” foi criada pelo artista e curador estadunidense Dan Graham, que em suas obras costuma desenvolver campos artísticos que incluem escultura, fotografia, vídeo, arquitetura, entre outros. O objetivo da arte de Graham é criar um diálogo entre esses elementos a fim de gerar no espectador diferentes percepções sobre o entorno e sobre si mesmo.
A obra utiliza recursos como vidros com leves espelhamentos e bordas metálicas. Partindo de formas geométricas como o triângulo e de curvas que proporcionam distorções e reflexos, ela constitui um jogo de profundidade – o interior e o exterior são difusos, criando um diálogo entre as artes e a paisagem natural do Inhotim.
Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe
Considerada como uma das obras cartão-postal do museu, “Invenção da cor” é um conjunto de paredes de cores vibrantes que formam um perímetro quadrado.
Os planos coloridos contrastam com o verde do parque, o que cria um jogo de cores único e inspirador. Hélio Oiticica, autor de “Invenção da cor”, ressaltava que suas obras possuem bastante influência do arquiteto mexicano Luis Barragán.
A Construtora e Incorporadora Laguna oferece ao público curitibano espaços de lazer ao ar livre que estimulam a conexão com a natureza, a prática de exercícios físicos e momentos de relaxamento e contemplação.
O Jardim PINAH foi projetado para contribuir para a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos frequentadores. Trata-se de uma área verde e calma que permite brincar com as crianças, passear com pets e praticar yoga, meditação e atividades físicas.
Já a Praça de Convivência é um espaço multifuncional criado para promover o compartilhamento de experiências, oferecendo à população uma nova opção de lazer e bem-estar na região do Juvevê.