The Opus ME by Meliá: hotel com núcleo oco foi inaugurado em Dubai

The Opus ME by Meliá hotel com núcleo oco foi inaugurado em Dubai - Construtora Laguna

No início de março, foi inaugurado em Dubai o primeiro e único hotel da cidade projetado pela famosa arquiteta Zaha Hadid, que faleceu em 2016. O The Opus ME by Meliá conta com 12 restaurantes, escritórios e um bar na cobertura.

Com o projeto proposto pela primeira vez há 13 anos, a estrutura luxuosa deste imóvel conta com duas torres envidraçadas adjacentes ligadas por uma passarela térrea de quatro andares e por uma ponte assimétrica de três andares, que fica 71 metros acima do solo. O hotel forma assim um cubo espelhado com um vão livre no meio. O objetivo do núcleo oco é que o público consiga visualizar a paisagem pelo centro do edifício.

Dubai é um dos lugares mais luxuosos e sofisticados do mundo, além de ser uma alternativa bastante procurada em roteiros de viagens. O The Opus está localizado no centro da cidade, próximo ao edifício mais alto do mundo – o Burj Khalifa –, à praia de Jumeirah e ao Dubai Mall.

O hotel é uma das grandes apostas do setor de luxo local. Além disso, é um dos quatro projetos do grupo Zaha Hadid Architects selecionados para o World Architecture Festival Awards de 2019.

Conhecida como a “Rainha da Curva”, Zaha Hadid foi responsável, em sua trajetória profissional, por idealizar projetos mundiais com características únicas e inovadoras por meio de formas contínuas e singulares, que criam contrastes espaciais.

Referência na arquitetura contemporânea, em 2004 Hadid foi a primeira mulher a vencer o prêmio mais importante do segmento, o Pritzker. Já em 2016, conquistou a medalha de ouro do Royal Institute of Architects (RIBA). Conheça outras de suas obras.

O Centro Aquático de Londres é um dos seus projetos mais famosos, erguido para as Olimpíadas de 2012. Nessa construção, a arquiteta buscou inspiração na fluidez da água, formando desenhos com sua principal marca: as curvas. Atualmente, o espaço está aberto para um público de até 2.500 pessoas.

Localizado na China, o teatro Guangzhou Opera House foi arquitetado à beira do rio Guangdong – conhecido como “rio das pérolas” – e teve a natureza como a base do seu conceito, como grande parte dos projetos de Hadid.

Leia também: Já é possível fazer reservas no primeiro hotel de luxo do espaço

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário