O projeto foi guiado pela araucária presente no terreno e feito para acompanhar o ritmo do sol
Qualidade de vida, acesso fácil à boa gastronomia, amplas áreas de lazer, serviços conveniados, residências com alta performance construtiva e uma arquitetura que acompanha o ritmo do sol. Essa é a proposta do ZAHI, novo empreendimento da Construtora Laguna, que leva a assinatura exclusiva de um dos mais prestigiados e premiados escritórios de arquitetura do Brasil: Bernardes Arquitetura.
Localizado na Alameda Presidente Taunay, 261, no coração do Batel, o terreno de 3.200 m2 e fachada de 50 m de extensão apresentará uma geometria elegante, com contornos paralelos guiados pela araucária presente no terreno, que conduziu a mente brilhante de Bernardes para a proposta do empreendimento. “Chegar em Curitiba, andar pelo bairro, sentir o clima… foi especial para nós. Neste projeto, a araucária na frente do terreno apontou a busca pela melhor orientação solar, vista e privacidade”, conta o arquiteto, que propôs uma torre com a fachada recuada e em formato de prisma, criando vértices marcantes que também contribuem para a expressão visual do empreendimento. Dessa forma, a árvore é direcionada para o espaço público, ampliando a calçada, valorizando o paisagismo, a rua e os pedestres e criando uma transição agradável entre o espaço público e o privado.

O ZAHI terá 28 residências em 10 pavimentos, além de 2 subsolos.
As plantas são dispostas em:
1 Residência Jardim Duplex
570 m² | 4 suítes | 4 vagas
24 Residências Tipo
219 m² | 3 suítes | 3 vagas
241 m² | 4 quartos | 4 vagas
343 m² | 4 suítes | 4 vagas
3 Coberturas Duplex
428 m² | 3 suítes | 5 vagas
470 m² | 4 suítes | 5 vagas
655 m² | 4 suítes | 5 vagas
107 vagas para moradores + 7 para visitantes
Performance
Mais do que sustentabilidade e inovação, os empreendimentos da Laguna apresentam uma performance que os diferencia de outros projetos do mercado. No ZAHI Taunay, um dos destaques é o conforto térmico, pois a escolha por fachada ventilada, esquadrias, caixilhos e vidros ideais para cada ambiente proporciona às unidades entre 85% e 93% de horas do ano de conforto nas áreas de maior permanência. Isso significa que, durante esse período, não será necessário o uso de ar-condicionado ou piso aquecido.
O nível de conforto acústico está acima do exigido pela norma, tanto entre os apartamentos como entre os cômodos de longa permanência na mesma unidade. Nesses ambientes, a Laguna também utiliza tubulação mineralizada em vez da tubulação convencional, que é 14% mais densa e garante uma redução de 23% nos ruídos causados pela passagem de água nas tubulações. Junto da rede mineralizada, a Laguna utiliza anéis de vedação bilabiais integrados (amortecedores) para isolar a vibração entre a tubulação e a estrutura. Isso atenua ainda mais os barulhos indesejáveis, pois cerca de 70% do ruído é transmitido pela vibração através da estrutura.

O dimensionamento adequado das aberturas do ZAHI propicia que as residências tenham máxima incidência solar e ambientes com excelente qualidade de luz. Considerando todos os cômodos, de todas as unidades do empreendimento, de 62% a 94% da área dos apartamentos não terá necessidade de iluminação artificial durante 50% das horas do ano, das 8h às 18h. “Nosso maior compromisso é com a inovação contínua e a excelência, algo que faz a Laguna ser inconfundível”, destaca André Marin, Diretor-Geral da construtora. Ele reforça que o foco em performance, qualidade de vida para os moradores e diferenciais construtivos que trazem mais eficiência é a prioridade dos projetos. “Continuaremos elevando os padrões do mercado e mantendo a nossa essência”, declara Marin.
Além de performance, o empreendimento terá as certificações LEED e WEEL, e contará com uma série de diferenciais, como:
- Pé-direito livre de 2,70 m nas áreas social e íntima;
- Churrasqueira a carvão;
- Piso aquecido nas suítes, na circulação e nos banheiros – exceto no box;
- Aquecimento central com recirculação;
- Portas de madeira maciça com guilhotina inferior na entrada das unidades, na circulação íntima, nos quartos e no banheiro master;
- Bicicletário com oficina e estação para recarga de bicicleta elétrica;
- Vaga box de lavagem e calibrador na garagem;
- Floreiras nas sacadas;
- Sistema de monitoramento da qualidade do ar e renovação nas áreas comuns;
- Promoção de saúde nutricional através de horta, materiais educativos e árvores frutíferas;
- Precaução com os materiais utilizados (redução de componentes voláteis);
- Sistema de geração de energia renovável através de painéis fotovoltaicos;
- Captação e reaproveitamento da água da chuva para irrigação do paisagismo e manutenção de áreas externas.
Áreas comuns e facilidades

O paisagismo do ZAHI, assinado por Rodrigo Oliveira, foi pensado para combinar com a arquitetura imponente e os grafismos da edificação. Dessa forma, o jardim quebra as linhas retas da arquitetura e se integra ao entorno com vegetação densa e exuberante. No ZAHI, as áreas verdes abraçam a torre e reforçam a relação entre cidade e natureza, como na antiga Mata Atlântica de Curitiba.

A piscina externa, iluminada e aquecida, recebeu revestimento verde, como uma lagoa em meio à cidade. O salão de festas é sofisticado e confortável, com estrutura pensada para receber 38 pessoas sentadas. A academia é equipada com tecnologia de ponta. Todos os aparelhos serão da Technogym, líder mundial em equipamentos de alto rendimento.
Com curadoria da renomada Galeria Simões de Assis — dedicada principalmente às artes moderna e contemporânea, do Brasil e do mundo —, as áreas comuns do ZAHI serão uma experiência artística cotidiana e irão reforçar a relação da Laguna com a cultura.

Outro destaque do ZAHI será o concierge, uma exclusividade para tornar o dia a dia dos moradores mais prático. Através dele, será possível agendar horários de sauna e massagem, além de serviços de dog walker, pet care, personal trainer, chef privado, entre outros, bem como uma limpeza automotiva ecológica, realizada na própria garagem do empreendimento. Entre os serviços, o morador também terá a possibilidade de transfer até o heliponto do Edifício Iguaçu 2820, imóvel-arte Laguna, para deslocamentos rápidos e exclusivos.
Qualidade de vida e bem-estar
Mais espaço para ciclistas e pedestres; redução do uso de automóveis; percursos seguros para crianças, pessoas com deficiência e idosos; e mais locais de encontro, convívio e intercâmbio – essa é a premissa da “Cidade de 15 minutos”. Criado pelo franco-colombiano Carlos Moreno, professor da Universidade Panthéon-Sorbonne, de Paris, o conceito defende que tudo que uma pessoa precisa deve estar a cerca de 15 minutos a pé ou de bicicleta de sua casa, desde assistência médica e educação até supermercados e espaços verdes. A ideia é ir além da diminuição da emissão de carbono, colocando os habitantes e suas necessidades em primeiro plano no planejamento urbano, uma espécie de “design centrado no ser humano”. Do ZAHI, é possível chegar andando a escolas, restaurantes, praças, shoppings e teatro, tudo em alguns minutos. Já pedalando, é possível acessar parques e mercados, entre outros locais.
Outra solução capaz de contribuir de forma holística para a qualidade de vida dos moradores será o espaço dedicado para terapias de bem-estar, como massagem e sauna, além da piscina coberta e aquecida.
Apartamento decorado e maquete

Para saber mais sobre o ZAHI, visite a Galeria Laguna e conheça o apartamento decorado – também assinado por Bernardes Arquitetura –, a maquete e os nossos diferenciais construtivos em uma experiência inconfundível. Reconhecida em 2022 pelo USGBC (US Green Building Council, organização não governamental voltada para fomentar a indústria de construção sustentável) como o edifício mais sustentável do mundo, a Galeria Laguna está localizada na Av. do Batel, 1713, e sintetiza o que o Grupo Laguna vem aperfeiçoando há quase 30 anos. Em um único espaço, é possível conhecer os valores e atributos que estão e estarão presentes em todos os projetos da Laguna, como performance, sustentabilidade, inovação, conforto e arquitetura autoral.
Ficha técnica
• Arquitetura e interiores: Bernardes Arquitetura
• Paisagismo: Rodrigo Oliveira
• Luminotécnico: Franco+Berriel
• Consultoria de conforto, energia e bem-estar: Petinelli
• Curadoria de arte: Simões de Assis