Para reduzir o uso de garrafas plásticas descartáveis, Londres instala bebedouros pela cidade

Para reduzir o uso de garrafas plásticas descartáveis, Londres instala bebedouros pela cidade - Construtora Laguna

As estatísticas relacionadas à geração de resíduos no mundo, especialmente plásticos de uso único, são alarmantes. De acordo com a pesquisa Global Packaging Trends Report, da Euromonitor International, mais de um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto, ou seja, 20 mil a cada segundo.

Tendo em mente que pequenas mudanças comportamentais podem gerar um grande impacto ambiental, a prefeitura de Londres pensou em uma solução eficaz para desestimular a compra de água engarrafada: oferecer bebedouros em estações de metrô e trens, shoppings, parques, ruas movimentadas e demais espaços públicos.

Com a iniciativa, feita em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) – que fornece as fontes e monitora a redução no descarte de garrafas plásticas –, espera-se que a população londrina, assim como os turistas que visitam a cidade, adquiram o hábito de carregar sua própria garrafa ou copo, já que terão acesso fácil e gratuito à água potável.

O projeto foi colocado em prática ainda em janeiro do ano passado, quando o prefeito Sadiq Khan disponibilizou 28 bebedouros para uma fase de testes durante o verão. Dois deles, localizados na estação de Liverpool Street, distribuíram 8 mil litros de água em menos de um mês, o equivalente a 16 mil garrafas.

O sucesso dos resultados motivou a ampliação do sistema de abastecimento para o total de 100 fontes, que já começaram a ser instaladas e devem estar prontas até o início de 2020.

Facilmente identificados pelo atrativo design em formato de gota, os bebedouros são fabricados em aço inoxidável para que tenham alta durabilidade e utilizam uma moderna tecnologia que os torna resistentes a adulterações, permite que suportem temperaturas extremas e faz com que sejam capazes de encher uma garrafa de 500 ml em menos de 7 segundos, ideal para regiões de fluxo intenso.

Londres instala bebedouros pela cidade - Construtora Laguna

Para garantir a qualidade da água, a empresa Thames Water, parceira da prefeitura, ficará responsável pela limpeza pelos próximos 25 anos, no mínimo. Além disso, os equipamentos contam com um dispositivo que mede o volume de água utilizado e mostra aos usuários quantas garrafas plásticas descartáveis estão sendo evitadas.

O projeto ainda convida empresas a se tornarem pontos de abastecimento. Atualmente, mais de 2.500 restaurantes, bares e lojas disponibilizam água gratuitamente para a população. Para encontrar a torneira mais perto, basta baixar o aplicativo.

Impacto das fontes de água para o meio ambiente

Para reduzir o uso de garrafas plásticas, Londres instala bebedouros pela cidade - Construtora Laguna

Em 2016, foram vendidas 480 bilhões de garrafas de plástico no mundo. Se medidas urgentes não forem tomadas para contornar esta situação, o número pode chegar a 583 bilhões em 2021.

Os londrinos compram, em média, três garrafas plásticas por semana, somando 175 unidades por ano, um consumo que quase dobrou nos últimos 15 anos. Porém, se tivessem acesso gratuito à água, 65% dos adultos do Reino Unido afirmam que não comprariam garrafas descartáveis.

Estima-se que se todas as estações de recarga forem usadas apenas duas vezes por dia, o número de garrafas economizadas a cada ano será de 14 milhões. Além de reduzir significativamente o descarte de lixo plástico no meio ambiente, esta atitude traria efeitos positivos também para a qualidade do ar, já que a produção de um litro de água engarrafada gera mais de 500 vezes mais CO² que um litro de água da torneira.

A proposta sugerida por Sadiq Kahn faz parte de um plano mais amplo para reduzir o descarte de resíduos. O prefeito tem o objetivo de fazer com que, até 2026, nenhum resíduo biodegradável ou reciclável seja jogado em aterros sanitários, além de garantir que 65% de todo o lixo seja reciclado até 2030.

Leia também: Sustentabilidade em alto-mar: Regent Seven Seas Cruises elimina garrafas de plástico em seus cruzeiros

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário