Maratona de Londres utiliza cápsula comestível como alternativa à garrafa plástica

Maratona de Londres utiliza cápsula comestível como alternativa à garrafa plástica - Construtora Laguna

Depois de quase 1 milhão de garrafas plásticas jogadas nas ruas durante a Maratona de Londres de 2018, a edição deste ano, que aconteceu em 28 de abril, foi organizada com o objetivo de ser a mais sustentável da história. Entre as mudanças, destacam-se as cápsulas comestíveis que ajudaram os atletas a se hidratar sem a necessidade de garrafas plásticas.

Em uma das estações de bebidas da corrida, foram distribuídas mais de 30.000 unidades da Ooho!, uma cápsula maleável que pode ser preenchida com qualquer líquido. Criação da startup Skipping Rocks Lab, os invólucros são produzidos com um material chamado Notpla, feito a partir de algas marinhas e que não apresenta sabor, odor ou cor.

Maratona de Londres utiliza cápsula comestível em alternativa à garrafa plástica - Construtora Laguna

Os atletas também receberam doses de energético envoltas pela película. As cápsulas podiam ser consumidas inteiras ou rompidas e descartadas na natureza. O tempo médio de decomposição total da Ooho! é de quatro a seis semanas, aproximadamente o mesmo de um pedaço de fruta e imensamente menor que o do plástico.

A Skipping Rocks Lab atua desde 2014 desenvolvendo alternativas de consumo para produtos que são geralmente comercializados em embalagens plásticas. Atém de envolver bebidas, o Notpla pode ser utilizado como revestimento à prova de água e de gordura em embalagens de alimentos, substituindo o papel ou o plástico.

Segundo a empresa, a produção da Ohoo! é mais barata que a do plástico, além de emitir cinco vezes menos dióxido de carbono (CO²) e gastar nove vezes menos energia que a do PET (politereftalato de etileno). Sendo assim, propõe-se que as bolsas sejam uma nova solução para o consumo de bebidas em movimento, como em eventos esportivos e festivais.

Entre as demais medidas sustentáveis adotadas durante a maratona, podemos destacar:

– Utilização de copos recicláveis para servir as bebidas energéticas

– Preferência por garrafas de materiais reciclados ao menos parcialmente

– Redução do número de estações de bebidas de 26 para 19

– Um cinturão produzido a partir 90% de itens reciclados que foi testado por cerca de 700 corredores como forma de carregar consigo a própria bebida

Como resultado, o volume de lixo encontrado na cidade depois do evento foi pelo menos 30% menor que no ano passado. Este foi o início de um longo processo que pretende reduzir anualmente os danos ao meio ambiente.

Leia também: Criações sustentáveis que incentivam o consumo consciente: como a Laguna colabora para reduzir o desperdício de água

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Maratona de Londres utiliza cápsula comestível como alternativa à garrafa plástica

Deixar um comentário