Drones vão plantar 40 mil árvores em 1 mês no Canadá

Drones vão plantar 40 mil árvores em 1 mês no Canadá - Construtora Laguna

No Canadá, a restauração florestal ganhou um aliado tecnológico para auxiliar em iniciativas sustentáveis. Pequenos veículos aéreos serão responsáveis por sobrevoar uma área de Toronto que foi queimada por incêndios. O intuito é plantar 40 mil árvores em apenas um mês.

Essa iniciativa está sendo conduzida pela empresa de reflorestamento Flash Forest, que tem como meta plantar 1 bilhão de árvores até 2028. Um de seus diferenciais é que conseguem plantar 10 vezes mais rápido e com apenas 20% dos custos das técnicas tradicionais.

Especialistas defendem que o plantio de árvores é a alternativa mais rápida e econômica para frear as mudanças climáticas. Segundo estudo publicado em 2019 na revista “Science”, a solução mais eficiente contra o aquecimento global, além de preservar florestas já existentes, é plantar 1,2 trilhão de árvores

A Flash Forest tem como foco o plantio em áreas pós-colheita e pós-incêndio. A empresa conta com o auxílio de um software de mapeamento aéreo, além de tecnologias de drone, pneumática, automação e ciência ecológica.

Em testes realizados ano passado, a empresa plantou, com o auxílio de um único drone, cerca de 165 árvores em apenas três minutos. O disparo de nutrientes nos solos das plantações é feito pelos drones. A Flash Forest também se responsabiliza pelo pós-plantio e retornam para acompanhar a evolução das mudas inseridas. O projeto prioriza o banco de sementes locais e de espécies nativas.

No caso de florestas que já foram perdidas, os drones podem trabalhar de forma mais rápida e com menos custos que em plantações feitas manualmente ou mesmo por máquinas terrestres.

Outro fator importante é que as florestas já existentes precisam ser protegidas enquanto novas árvores são plantadas. “Existem várias tentativas diferentes de combater a perda de florestas”, diz a cofundadora e diretora de estratégia da Flash Forest, Angelique Ahlstrom. “Mas todos elas estão falhando, já que temos uma perda líquida de 7 bilhões de árvores por ano.”

A Construtora e Incorporadora Laguna oferece projetos com ações inovadoras e preza pelo comprometimento social e ambiental. Além de construir empreendimentos confortáveis e modernos, a companhia estimula o desenvolvimento consciente e é a empresa com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil. Em suas obras, também oferece coleta seletiva para a comunidade. Dois de seus projetos, os residenciais ALMÁA Cabral e MAI Terraces, irão disponibilizar veículos elétricos para uso dos moradores e contarão com pontos de recarga para carros elétricos, com energia gerada por placas fotovoltaicas.

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário