Saiba como fazer boas ações com auxílio da internet!

Voluntários recolhendo lixo

Agir com empatia e ajudar o próximo é uma forma de contribuirmos para um mundo melhor, além de nos sentirmos bem com nós mesmos. Trabalhos voluntários e contribuições em projetos são experiências gratificantes e engrandecedoras, que ajudam quem realmente necessita e ao mesmo tempo agregam em nossas experiências.

Partindo dessa perspectiva, separamos algumas iniciativas que você pode realizar neste período, sem precisar sair de casa. Confira a seguir.

Aposte em algum projeto pessoal que ajude os outros

Compartilhar nossos conhecimentos adiante, para que outras pessoas também tenham acesso a eles, é uma iniciativa bastante relevante. Independentemente de sua profissão e de suas habilidades, seja chef de cozinha, professor ou músico, uma maneira de compartilhar conhecimentos é divulgar conteúdos online e disponibilizá-los para quem tiver interesse.

Você também pode se voluntariar para atuar na gestão de redes sociais, colaborando com a produção de textos e artigos, o que além de contribuir para instituições, pessoas e demais envolvidos, proporciona crescimento pessoal como voluntário, podendo até mesmo direcionar sua vida profissional para novos caminhos.

Voluntariado online

Mulher mexendo no celular

Atualmente existem várias alternativas de sites e plataformas que facilitam a vida de quem tem interesse em realizar doações, participar de palestras e ter contato com instituições de todo o País.

O Busca Voluntária, plataforma que está disponível para todo o Brasil, foi criado para conectar voluntários às vagas oferecidas por quem demanda serviços. Além disso, o projeto funciona como uma central de auxílio para quem deseja informações sobre como começar um voluntariado.

O intuito é que as próprias ONGs cadastrem suas vagas, de modo que a plataforma possa tornar-se uma central de referência quando o assunto é trabalho voluntário. A iniciativa ainda inclui um blog em que o universo do voluntariado é abordado. Para encontrar a vaga que mais encaixa com você, acesse aqui e veja as iniciativas disponíveis em sua localização.

Outra opção é o site Atados, um dos mais ativos da categoria no momento. Ele oferece ao público diversas atividades online para ser voluntário. Caso tenha interesse, acesse o site e filtre por região, causas e habilidades. Confira aqui.

A ONU Brasil, por sua vez, conta com um serviço gratuito chamado Online Volunteering, que permite que interessados entrem em contato com várias organizações mundiais para, a partir disso, se tornarem possíveis colaboradores em causas sociais.

Paraná Solidário

No estado do Paraná temos o Paraná Solidário, ferramenta criada e idealizada pelo Governo do Paraná e desenvolvida pela Secretaria da Família, Justiça e Trabalho e pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para permitir que pessoas e empresas realizem doações diretamente às instituições cadastradas no aplicativo.

Além disso, também é possível doar itens de higiene e limpeza, como álcool em gel, fundamentais na luta contra a pandemia do coronavírus.

Para fazer uma doação pelo Paraná Solidário você precisa baixar o aplicativo gratuitamente, pelo seu celular, na Apple Store ou no Google Play. Essa ferramenta permite doação de alimentos, calçados, produtos de higiene e limpeza, materiais de construção, livros, itens esportivos, produtos para animais, entre outros. Sua principal proposta é promover doações sem intermediários, para evitar desperdício de tudo que é doado e que tenha utilidade. Para mais informações, acesse aqui.

A Construtora e Incorporadora Laguna apoia diversas instituições sociais do nosso estado, como a EquoSorriso, os Institutos AMA e Sivis, o Pequeno Cotolengo e o Força Animal. Além disso, incentivamos o desenvolvimento consciente da sociedade e ratificamos a importância de pensar no coletivo.

Related Posts

  1. A origem e a importância do Novembro Azul - Construtora Laguna
  2. Conheça as instituições sociais que a Laguna apoia! - Construtora Laguna
  3. Médica de braços cruzados ao lado do título: doe, os hospitais pedem socorro
  4. Campanha W/Move
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário