A cidade de Helsinque, na Finlândia, inaugurou em agosto deste ano seu novo espaço cultural: o museu Amos Rex, eleito pela BBC como uma das construções mais inovadores da Europa em 2018. Com o intuito de ser um ponto de encontro entre arte e cultura urbana, a galeria foi construída sob a Praça Lasipalatsi e integra o edifício de mesmo nome, juntamente com um centro de compras e lazer e o cinema art déco Bio Rex.
Com projeto do escritório de arquitetura finlandês JKMM, o salão conta com 2.170 m² e foi construído a partir do antigo Amos Anderson Art Museum, que esteve ativo entre 1965 e 2017. Mesclando passado, presente e futuro, o Amos Rex procura produzir experiências únicas e encontros surpreendentes para quem visita o espaço subterrâneo, interage com as formas na praça ou assistem às produções.
A excentricidade do espaço se dá principalmente pelas cúpulas de diversos tamanhos que surgem na superfície da praça Lasipalatsi e geram curiosidade em quem passa. A interação da sociedade com o museu acontece de diversas maneiras, com as brincadeiras das crianças sobre os montes, os passeios de skate dos adolescentes e as fotografias tiradas pelos pedestres.
De acordo com Asmo Jaaksi, principal responsável pelo projeto, o planejamento local fez com que o museu tivesse que ser construído no subsolo, mas ainda assim era importante que estivesse presente no contexto urbano. Além do resultado estético, os domos contam com uma janela redonda que possibilita a entrada de luz natural na sala subterrânea.
Entre as exposições do Amos Rex estão obras do modernismo clássico e contemporâneas. Com sua inauguração, formou-se uma área rica em cultura e entretenimento, já que na região também estão localizados o Museu de Arte Contemporânea Kiasma, o Museu de Arte de Helsinki e o Kunsthalle Helsinki.
Leia também: MAI Terraces é o próximo lançamento da Laguna