Durante todo o mês de novembro acontecem ações de conscientização que visam combater o câncer de próstata, ainda muito comum em homens do mundo todo. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul vem ganhando visibilidade e conquistando o apoio de empresas e organizações em vários países, que arrecadam fundos e reforçam a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce.
A campanha foi criada há mais de 10 anos e, apesar de muito presente em nosso país, não é uma iniciativa brasileira. Conheça mais sobre a história do Novembro Azul.
Origem do Novembro Azul
Em meados de 2003, na Austrália, usar bigode estava fora de moda. Durante uma conversa em um bar, os amigos Travis Garone e Luke Slattery decidiram convidar alguns colegas para um desafio em prol de uma boa causa. Inspirados pela mãe de outro amigo que levantava fundos para o combate ao câncer, sugeriram deixar o bigode crescer por um mês como forma de atrair a atenção para assuntos relacionados à saúde do homem. Além disso, recolheram dez dólares de cada participante para doação a instituições da área.
A ideia era que, por ser incomum, o bigode provocasse curiosidade nas pessoas e criasse a oportunidade para debates acerca da saúde masculina, incluindo assuntos como depressão, exames preventivos de câncer de próstata e hábitos adequados.
Os 30 adeptos cumpriram o desafio com tanto entusiasmo que no ano seguinte foi formada a fundação Movember, com o objetivo de incentivar a participação de um número maior de homens. O nome do movimento foi criado a partir das palavras “moustache” (bigode) e “november” (novembro) e é utilizado em muitos países até hoje. Como é comum que as pessoas cultivem também a barba, além do bigode, alguns lugares utilizam ainda o nome No Shave November, ou “novembro sem barbear”.
A escolha do mês se deu pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Com o tempo, milhares de pessoas foram aderindo à campanha em diversos países.
Campanha no Brasil
Assim como o bigode, a cor azul se tornou símbolo da campanha, fazendo com o que Brasil adotasse o nome “Novembro Azul”. Aqui, o movimentou teve início graças à iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, que começou em 2008 a promoção de eventos e ações reforçando a importância do tema.
Da mesma forma que ocorre no Outubro Rosa, alguns pontos turísticos são iluminados com a cor azul para demonstrar apoio. Além disso, são promovidas ações de arrecadação de fundos para hospitais e instituições beneficentes, e divulgadas informações sobre os sintomas, causas e tratamentos da doença.
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