Como surgiu o Outubro Rosa?

Como surgiu o Outubro Rosa - Construtora Laguna

A história do Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, quando diversos estados realizavam ações isoladas referente à saúde da mulher neste mês. Foi a partir deste movimento popular que o Congresso Americano definiu outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, muitas entidades nos Estados Unidos começaram efetivamente a fomentar a luta pela prevenção e o diagnóstico precoce através de ações que sensibilizassem a população, como desfile de modas com sobreviventes da doença, corridas, partidas de boliche e palestras.

 

Símbolo do movimento

O laço rosa, que representa conscientização e prevenção contra o câncer de mama, ganhou notoriedade internacional a partir de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure usou o símbolo pela primeira vez na Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Desde então, o evento é realizado anualmente na cidade.

Como surgiu o Outubro Rosa - Construtora Laguna

Como surgiu o Outubro Rosa - Construtora Laguna

O símbolo é hoje compreendido em qualquer lugar do mundo, principalmente pela ação de iluminar de rosa monumentos públicos como pontes, teatros e prédios. No Brasil, a primeira iluminação rosa ocorreu em 2002, em São Paulo, no Obelisco do Ibirapuera.

Como surgiu o Outubro Rosa - Construtora Laguna

Contudo, não há um registro oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação no mundo. O que importa é que o Outubro Rosa é capaz de unir todos os continentes em prol de uma causa tão nobre.

 

Leia também: Escola adota meditação para melhorar comportamento dos alunos

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário