Alguns diferenciais são considerados relevantes para a aquisição de casas ou apartamentos. Um deles é a presença de terraços. Em épocas mais quentes, espaços como esse proporcionam diversas vantagens na rotina, além de serem flexíveis para você decorar e usar como quiser.
Trata-se de uma área bastante versátil, que atende todos os gostos e estilos de vida. Com criatividade é possível transformá-la em um ambiente exclusivo para convívio familiar e com amigos, além de área de lazer para adultos e crianças. Se a família gosta de festas, uma alternativa interessante é incorporar bar e churrasqueira. Separamos a seguir algumas dicas de cuidados para esses ambientes e detalhes sobre suas vantagens.
Vista privilegiada
Terraços são bastante comuns em coberturas e apartamentos jardim. Entretanto, no caso do MAI Terraces este diferencial está presente em todas as unidades, oferecendo uma vista inconfundível para o Parque Barigui.
A região do Cabral, em Curitiba, possui muitas áreas verdes em seu entorno. Nela está localizado o ALMÁA Cabral, imóvel-arte da Construtora e Incorporadora Laguna que oferece residências jardim com um surpreendente terraço descoberto, ideal para quem procura momentos para relaxar ao ar livre e contemplar a natureza. Em meio à paisagem urbana, os terraços do ALMÁA proporcionam ambientes amplos, leves, criam uma identidade única e dão ênfase à elegância deste imóvel-arte.
O ROC Batel, por sua vez, conta com apenas uma unidade disponível — cobertura de 312m² privativos, com 72m² de terraço descoberto. Entregue em março deste ano, este imóvel-arte proporciona um estilo de vida contemporâneo, no coração do Batel.
Cultivar plantas
Plantas proporcionam um toque de natureza e tranquilidade aos lares, além de ganharem destaque quando o objetivo é compor ambientes sofisticados e harmoniosos.
Para quem gosta de áreas verdes, o terraço pode ser utilizado para cultivo de hortas, plantas, verduras e flores. Como se trata de um local com bastante luz natural, é bastante favorável para o cultivo de algumas espécies.
Mobílias e itens de decoração
Mobílias e itens de decoração para terraços ao ar livre devem ser duradouros e resistentes. Materiais à base de fibras sintéticas, acrílico e alumínio são os mais indicados para esses locais. No caso de tecidos, recomenda-se utilizar modelos impermeáveis — claro, sem perder o conforto de vista.
Cobertura
Você pode cobrir ou não o terraço da sua residência. Para ambientes externos, em dias de calor pode-se utilizar ombrelones. Em dias mais frios, os aquecedores podem ser ótimos aliados.
Recomenda-se que pelo menos uma cobertura parcial seja utilizada, para aproveitar o espaço independentemente do clima. Assim, você pode dispor de sombras no verão e diminuir o vento no inverno.
Piso
Dê preferência a pisos de fácil manutenção e limpeza, antiderrapantes e que possuam maior resistência e durabilidade. Pisos de cerâmica, por exemplo, representam boas opções, já que são resistentes a mudanças de temperatura. Pisos de pedra são de fácil manutenção e possuem alto grau de durabilidade.
Já os de cimento dão um toque moderno ao terraço, pois pode-se variar os tons de cores. Por fim, pisos de madeira proporcionam um aspecto mais rústico e sofisticado ao espaço. Lembre-se que o piso escolhido deve estar em harmonia com a decoração do ambiente.