Após oito anos de colaboração entre a França e o Emirado de Abu Dhabi, o Louvre Abu Dhabi foi inaugurado em novembro.
Assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o projeto foi concebido como uma “cidade museu“, combinando a arquitetura tradicional árabe com design contemporâneo e engenharia de ponta.
O espaço é composto por 55 prédios individuais, com 23 galerias, restaurante, museu infantil, auditório e exibições.
Segundo seus idealizadores, o Louvre Abu Dhabi busca criar um universo acolhedor combinando luz e sombra, em uma espécie de convergência entre o céu, o mar e o deserto.
A arquitetura do local impressiona pelos detalhes. Sua estrutura possui 7.850 peças entrelaçadas em uma cúpula perfurada que permite a entrada da luz natural, distribuídas em um domo de 180 metros de diâmetro. Já a água contribui na criação de um clima agradável, em conjunto com o vento.
Futuramente, a região também receberá o Guggenheim, assinado pelo arquiteto americano Frank Gehry, e o Zayed National Museum, projeto do Foster + Partners.
O Louvre Abu Dhabi é o primeiro museu universal no mundo árabe. Como instituição independente, utilizará o nome do Musée du Louvre pelos próximos trinta anos. O museu fica aberto de terça a domingo, e o valor da entrada é de 60 AED, cerca 68 reais.
Leia também: Burj Al Arab disponibiliza seu heliponto para cerimônias de casamento