Saiba o que fazer com móveis antigos

Os móveis antigos, muitas vezes herdados de geração em geração, podem se deteriorar pela ação do tempo. No momento da reforma de um espaço, de adotar uma nova decoração ou replanejar a atual é possível seguir algumas dicas para saber o que fazer com as peças antigas. 

Confira nessa publicação algumas alternativas.

Doação

No caso de uma reforma totalmente nova da decoração, em que não seja possível reaproveitá-los, a opção mais prática é doá-los. Entretanto, antes recomenda-se conferir o estado deles, se necessitam de algum tipo de reparo. O mais importante é que os móveis continuem sendo úteis para alguém. 

Amigos, familiares, desconhecidos, instituições voltadas para receber esse tipo de material e que atuam com grupos sociais em situação de vulnerabilidade e carência podem ser beneficiados com a mobília.

Descarte

A solução de descarte dos móveis antigos é indicada quando eles já estiverem completamente comprometidos. Porém, deve-se destiná-los corretamente. Você pode checar os horários que os caminhões da prefeitura passam nos bairros para recolher esse tipo de material. O serviço normalmente é realizado gratuitamente.

Peças certas

Quando o estilo da decoração se encaixa com as características dos mobiliários, é interessante reutilizá-los nos espaços. Atualmente, itens das décadas de 50, 60 e 70 estão em alta entre arquitetos e decoradores.

Mude as cores

Mesmo que seu móvel antigo tenha traços de uma época específica, uma alternativa é pintá-lo para adequá-lo à nova decoração planejada. Cores alegres como azul Tiffany, amarelo ou vermelho são indicadas, pois os tons vibrantes, combinados a itens modernos, podem proporcionar contemporaneidade ao espaço.

Misture estilos

Você pode criar um espaço único e cheio de personalidade, misturando estilos e épocas.

Alguns móveis como mesa de jantar, sofá ou cômoda funcionam como destaque na decoração. O restante do ambiente pode ser composto com peças contemporâneas. Também pode-se fazer o contrário, utilizando principalmente móveis antigos e escolhendo uma peça moderna para destaque. 

Complemente com objetos

Baús antigos podem ser utilizados como mesa, e é possível fazer espelhos com as molduras. Objetos vintage, como telefones, relógios e porcelanas, ajudam a complementar a decoração clássica.

Resumidamente, móveis antigos podem proporcionar mais personalidade aos ambientes, valor sustentável além de atribuírem às vezes um valor nostálgico e sentimental à decoração. 

Leia também: Escolha a luminária ideal para valorizar o ambiente

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Saiba o que fazer com móveis antigos

  • Amo móveis antigos e eles realmente dão o charme que todo ambiente merece, afinal, eles são totalmente exclusivos e não deixam nada passar batido. Pela minha estádia em São Paulo, pude conhecer uma loja que me lembro muito bem, chamada S.O.S Móveis Antigos e desde então, vivo encomendado móveis para mim, peças de Antiguidades totalmente restaurados parecem que foram refeitos, mantendo a sua originalidade e qualidade!

Deixar um comentário