Os móveis antigos, muitas vezes herdados de geração em geração, podem se deteriorar pela ação do tempo. No momento da reforma de um espaço, de adotar uma nova decoração ou replanejar a atual é possível seguir algumas dicas para saber o que fazer com as peças antigas.
Confira nessa publicação algumas alternativas.
Doação
No caso de uma reforma totalmente nova da decoração, em que não seja possível reaproveitá-los, a opção mais prática é doá-los. Entretanto, antes recomenda-se conferir o estado deles, se necessitam de algum tipo de reparo. O mais importante é que os móveis continuem sendo úteis para alguém.
Amigos, familiares, desconhecidos, instituições voltadas para receber esse tipo de material e que atuam com grupos sociais em situação de vulnerabilidade e carência podem ser beneficiados com a mobília.
Descarte
A solução de descarte dos móveis antigos é indicada quando eles já estiverem completamente comprometidos. Porém, deve-se destiná-los corretamente. Você pode checar os horários que os caminhões da prefeitura passam nos bairros para recolher esse tipo de material. O serviço normalmente é realizado gratuitamente.
Peças certas
Quando o estilo da decoração se encaixa com as características dos mobiliários, é interessante reutilizá-los nos espaços. Atualmente, itens das décadas de 50, 60 e 70 estão em alta entre arquitetos e decoradores.
Mude as cores
Mesmo que seu móvel antigo tenha traços de uma época específica, uma alternativa é pintá-lo para adequá-lo à nova decoração planejada. Cores alegres como azul Tiffany, amarelo ou vermelho são indicadas, pois os tons vibrantes, combinados a itens modernos, podem proporcionar contemporaneidade ao espaço.
Misture estilos
Você pode criar um espaço único e cheio de personalidade, misturando estilos e épocas.
Alguns móveis como mesa de jantar, sofá ou cômoda funcionam como destaque na decoração. O restante do ambiente pode ser composto com peças contemporâneas. Também pode-se fazer o contrário, utilizando principalmente móveis antigos e escolhendo uma peça moderna para destaque.
Complemente com objetos
Baús antigos podem ser utilizados como mesa, e é possível fazer espelhos com as molduras. Objetos vintage, como telefones, relógios e porcelanas, ajudam a complementar a decoração clássica.
Resumidamente, móveis antigos podem proporcionar mais personalidade aos ambientes, valor sustentável além de atribuírem às vezes um valor nostálgico e sentimental à decoração.
Leia também: Escolha a luminária ideal para valorizar o ambiente
Michaelle diz:
Amo móveis antigos e eles realmente dão o charme que todo ambiente merece, afinal, eles são totalmente exclusivos e não deixam nada passar batido. Pela minha estádia em São Paulo, pude conhecer uma loja que me lembro muito bem, chamada S.O.S Móveis Antigos e desde então, vivo encomendado móveis para mim, peças de Antiguidades totalmente restaurados parecem que foram refeitos, mantendo a sua originalidade e qualidade!
Construtora Laguna diz:
Olá Michaelle! Esses móveis são de fato únicos, não é mesmo? Sem dúvidas, eles dão um toque de charme e de personalidade a qualquer ambiente!