Divertido, lúdico e descolado, o balanço já é muito popular em jardins, terraços e varandas e está se tornando item cada mais vez presente também em ambientes internos. Crianças se divertem e adultos relembram a infância e aproveitam a sensação relaxante do movimento suave e contínuo.
Alguns cuidados devem ser tomados durante sua instalação, mas nada complicado. Confira a resistência da laje onde o balanço será fixado e cuide para que haja uma distância segura entre ele e a janela. Atente-se ainda à disposição dos móveis, para que seja possível balançar livremente e, preferencialmente, circular pelo espaço ao mesmo tempo.
Existem diversos modelos e estilos de balanços e a escolha do ideal varia de acordo com o espaço disponível, a personalidade dos moradores e a decoração do ambiente. Selecionamos algumas opões interessantes, inspire-se!
Madeira e corda
Um dos modelos mais tradicionais e simples de fazer, o balanço montado com corda e madeira traz um ar rústico e descontraído ao ambiente.
Por serem pequenos e leves, se movimentam com facilidade e são comuns em quartos infantis ou salas de brinquedos. Mas isto não significa que não sejam apreciados também por adultos. Em ambientes como salas de estar ou quartos, este modelo nos faz reviver memórias da infância e, por serem discretos, combinam bem com diversos estilos de decoração.
Redes individuais
As tradicionais redes remetem a descanso, relaxamento e tranquilidade. Suas versões individuais são ideais para quem não tem tanto espaço em casa, mas ainda assim valoriza os momentos de sossego.
Podem ser utilizadas como poltronas laterais ou até mesmo para compor a decoração, agregando estilo e descontração. Como seu objetivo não é a diversão com movimentos amplos, requer menos espaço livre ao seu redor e se integra bem ao restante do ambiente.
Poltronas suspensas
Disponíveis nos mais variados estilos, as poltronas suspensas funcionam muito bem como objetos de decoração, tanto em ambientes corporativos com uma atmosfera mais descolada, como em cômodos da casa, substituindo as poltronas tradicionais.
Assim como as redes individuais, as poltronas suspensas balançam pouco e por isso não exigem tanto espaço livre. Você pode adicionar mais de uma no mesmo ambiente, são ótimas opções para trazer aconchego e descontração.
Pneus
Outro modelo clássico, o balanço feito com cordas e pneus é adorado pelas crianças, porém, com um toque de estilo e customização, pode ser a atração de um living despojado.
Explorar as diversas possibilidades de desenhos com os nós da corda, utilizar um pneu de tamanho condizente com o cômodo e caprichar na pintura são detalhes que farão a diferença e trarão muito charme à sua decoração.
Sofá suspenso
Mantendo a ideia da poltrona, o sofá suspenso também proporciona momentos de tranquilidade, com a diferença de aceitar companhia. Um bate-papo, uma leitura e até mesmo um cochilo no embalo suave são mais agradáveis neste estilo de balanço.
Aposte em várias almofadas para garantir o conforto ideal e trazer o refinamento necessário para o cômodo.
Leia também: Inspiração: decoração de residências duplex