MON exibe exposição feita com materiais utilizados na construção civil

MON exibe exposição feita com materiais utilizados na construção civil - Construtora Laguna

O Museu Oscar Niemayer (MON) traz a Curitiba uma experiência inédita e de grande intensidade artística. A mostra “Mestre de Obras” exibe parte do legado do artista Ivens Machado, com um conjunto expressivo de obras poucas vezes exibidas no Brasil.  

Na exposição, aberta até o dia 28 de julho, os visitantes poderão apreciar os desenhos, esculturas, fotografias e vídeos relacionados a diferentes períodos da trajetória do artista, que é um dos mais importantes de sua geração e um dos pioneiros da videoarte no Brasil. Estão em exposição tanto peças desconhecidas da geração mais jovem quanto obras icônicas que influenciaram artistas como Adriana Varejão e Ernesto Neto.

Ivens Machado viveu até os 72 anos e sua trajetória foi marcada pela sua força e crueza, assim como delicadeza e alegria. No início dos anos 70, ele começou a produzir obras em papel utilizando cadernos pautados ou quadriculados. Na década seguinte, envolveu-se mais com a escultura, utilizando materiais da construção civil para explorar formas e superfícies irregulares. Por seu perfil solitário e independente, Ivens não se filiou a nenhuma escola, construindo seu próprio caminho e criando um diálogo entre variadas vertentes da arte.

MON exibe exposição com materiais utilizados na construção civil - Construtora Laguna

Segundo a curadora Mônica Grandchamp, a exposição tem o propósito de mostrar um novo recorte do trabalho do artista e o quanto ele se mantém atual, vivo e pungente. Ela defende ainda que suas peças são absolutamente singulares e de personalidade, sendo fundamentais para o desenvolvimento da arte contemporânea brasileira. Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, diz que Machado “conseguiu extrapolar a matéria, permitindo que seu trabalho evoque sensações. É isso que torna sua obra eterna”.

Localização: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Marechal Hermes, 999, Curitiba – Paraná. Sala 4

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h

Valor da entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Gratuito nas quartas-feiras.

Saiba mais em: www.museuoscarniemeyer.org.br 

Leia também: Principais galerias de arte contemporânea de Curitiba

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário