Casa onde Van Gogh morou, em Londres, se transforma em museu e ateliê

Casa onde Van Gogh morou, em Londres, se transforma em museu e ateliê - Construtora Laguna

Considerado símbolo do pós-impressionismo e um dos maiores artistas de todos os tempos, o pintor holandês Vincent van Gogh morou por cerca de um ano, entre 1873 e 1874, no bairro de Stockwell, em Londres. Sua casa durante este período, localizada na rua Hackford, nº 87, foi recentemente restaurada e está aberta para visitação do público.

O endereço foi registrado pelas mãos do próprio artista no desenho “87 Hackford Road”, feito em 1873, aos 19 anos.

De acordo com os historiadores, Van Gogh viveu alguns dos dias mais felizes de sua vida em Londres, encantando-se pela cultura britânica e tendo a arte local como inspiração. Também durante sua estadia no bairro de Stockwell, ele se apaixonou pela primeira vez. Porém, seu amor por Eugénie Loyer, filha da dona da propriedade, não foi correspondido e pode, inclusive, ter sido o motivo pelo qual ele deixou a residência.

Atualmente, a casa pertence ao casal Jian Wang e Alice Childs, adquirida em um leilão em 2012. A restauração foi realizada por Livia Wang, graduada pelo Royal College of Art, e a equipe de especialistas em patrimônio Triskele Conservation.

Durante a reforma, foram encontradas algumas relíquias e raridades da vida pessoal do artista, como um panfleto com orações e hinos sob as tábuas e vigas do assoalho. Esses objetos foram expostos na Galeria San Mei e em breve serão transferidos para a Van Gogh House London.

Além de um museu onde é possível descobrir mais sobre a vida do pintor, a casa também contará com um ateliê, no qual futuros artistas poderão realizar seus próprios projetos. Assim, o espaço busca contribuir para que novos talentos sejam desenvolvidos e apreciados ainda em vida, ao contrário de Van Gogh, que infelizmente não acompanhou a valorização de sua arte.

Para agendar uma visita guiada, acesse:https://vangoghhouse.co.uk/Book-a-Tour

Leia também: Principais galerias de arte contemporânea de Curitiba


Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário