Tradicionalmente, a Pantone escolhe a cor do ano que deverá orientar as decisões de diferentes indústrias ao redor do mundo. Descendente da família do vermelho, a escolha da vez é o Viva Magenta. A seguir, saiba mais sobre a cor Pantone 2023 e veja como aplicá-la na decoração de interiores.
Cor Pantone 2023: Viva Magenta
Com uma proposta poderosa, a cor de 2023 da Pantone representa um tom de vermelho alegre e eletrizante. Dessa forma, o Viva Magenta abre o ano com uma proposta audaciosa, inclusiva e otimista.
Em um misto de rosa com toques de roxo, a cor convida o público a embarcar em uma narrativa na qual o magenta anima o espírito, invoca a natureza e ajuda a construir a nossa força interior. Com tudo isso, a motivação do célebre instituto foi escolher um sinal de coragem e determinação, a partir de uma cor pulsante.
O Viva Magenta, descrito como “um vermelho não convencional para um tempo não convencional”, chega para ampliar as possibilidades de uso da cor nas mais diversas áreas, do design à arquitetura.
Viva Magenta nos interiores
Pantone 2023 em destaque
O Viva Magenta pode ser aplicado em locais de destaque nos interiores, com o cuidado de não sobrecarregar os ambientes. Uma dica é utilizar tons de marrom, cinza e verde para harmonizar a decoração e realçar a cor Pantone 2023. Uma alternativa é complementar o magenta com tons sóbrios, equilibrando a composição.
Para inspirar
O Viva Magenta também veio para inspirar. Afinal, foi lançado junto a uma proposta que aborda inteligência artificial e criatividade humana, através de experiências sensoriais. A cor do ano convida a um mergulho em nossas energias criativas e estimula a reconexão com a terra.
Desenvolvida para encorajar a experimentação e a autoexpressão, a cor Pantone 2023 é ideal para espaços de criação como offices e ateliês. Além disso, reage bem à luz, criando uma estética encantadora.
Visual botânico
Segundo a Pantone, a cor de 2023 foi inspirada no corante vermelho natural derivado das cochonilhas, pequenos insetos oriundos do México. A origem da tonalidade abre, assim, espaço para outros elementos naturais.
Em arranjos de flores ou projetos paisagísticos, por exemplo, a cor de 2023 pode estar presente em folhagens roxas e avermelhadas, como é o caso da esculenta e do lambari roxo. Nesse tipo de composição botânica, o Viva Magenta orna bem com cores primárias ou tonalidades complementares, como o verde.
Viva Magenta nos detalhes
Aplicar a cor Pantone 2023 de forma pontual na decoração é uma ótima forma de agregar charme aos ambientes. Peças magentas como cadeiras, cabeceiras e poltronas podem ser inseridas nos espaços em combinação com cores sóbrias.
Já em itens menores, incluindo almofadas, quadros ou tapetes, o Viva Magenta gera uma estética neutra e sutil, e é mais fácil de ser equilibrado visualmente.
O “Magentaverso”
Além das diversas propostas que traz, a cor deste ano é considerada um tom híbrido entre o mundo físico e virtual. A tendência do metaverso levou a Pantone a criar o “Magentaverso”, em parceria com o Artechouse, espaço de arte norte-americano com salas imersivas.
Inspirada no Viva Magenta, o espaço abrigou uma exposição colaborativa multissensorial, explorando as relações entre natureza e tecnologia, bem como a ligação entre a inteligência artificial e a criatividade humana.
Alinhado às novas relações com a tecnologia, o Viva Magenta representa um mundo pluridimensional e encoraja o setor de design a um futuro mais dinâmico e criativo.
Fonte: Revista Casa e Jardim, Casa Abril, Revista Capricho, Liv Decora e Revista Marie Claire