A influência do design no paladar: linha de louças é capaz de intensificar sabores

A influência do design no paladar, linha de louças é capaz de intensificar sabores – Construtora LagunaCom o objetivo de inspirar os amantes da boa culinária em aventuras sensoriais memoráveis, a marca de eletrodomésticos Neff, em parceria com a ceramista Reiko Kaneko, desenvolveu uma coleção de utensílios capazes de “acentuar” o sabor dos pratos. A linha explora os elementos que contribuem para elevar a percepção de sabor dos alimentos, como cor, forma, textura e peso das louças.

Para a idealização das peças, a artista japonesa utilizou como inspiração as fascinantes pesquisas desenvolvidas pelo professor de psicologia da Universidade de Oxford, Charles Spence, na área da gastrofísica. Os estudos apontam que o cérebro humano pode provar sensações de sabor mais intensas de acordo com as características da louça em que o alimento é servido.

Um experimento realizado pelo pesquisador demonstrou que a pipoca parece mais salgada quando é apresentada em um bowl azul do que em um branco. De maneira semelhante, um prato assimétrico pode destacar muito mais a acidez da comida do que um redondo. Sendo assim, Charles Spence acredita que nossa mente pode enganar as papilas gustativas.

A exclusiva coleção consiste em três peças de louça especialmente desenhadas para realçar o sabor de cada uma das etapas de uma refeição completa, promovendo uma experiência gastronômica memorável. Confira detalhes:

Entrada

Coleção de louças é capaz de intensificar sabores – Construtora Laguna

Entradas à base de frutos do mar são intensificadas pela louça de porcelana em tons de azul, que teve o mar como inspiração. Sua textura áspera remete a escamas de peixe e sua forma angular aumenta a percepção de salinidade do alimento.

Prato principal

Conheça a linha de louças que é capaz de intensificar sabores – Construtora Laguna

O bowl angular em tons escuros idealizado para o prato principal é capaz de aguçar receitas picantes e com temperos fortes, como o gengibre, por meio de sua textura áspera, semelhante a uma lixa.

Sobremesa

Linha de louças é capaz de intensificar sabores – Construtora Laguna

Para finalizar, a taça de sobremesa busca realçar o sabor frutado dos doces por meio da aplicação de tons rosados. Seu formato e textura remetem à framboesa, provocando associações com a fruta.

Leia também: Sutilezas da linguagem corporal inspiram design de cadeiras exóticas

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário