A Laguna firmou uma próspera parceria com a Simões de Assis, renomada galeria de arte moderna e contemporânea localizada em Curitiba, São Paulo e Santa Catarina. Entre os frutos dessa parceria está a curadoria de obras de arte nos decorados da Galeria Laguna e, futuramente, no próximo lançamento da construtora. A seguir, confira mais detalhes.
Parceria entre Laguna e Simões de Assis
Cada vez mais, a Construtora Laguna tem estreitado relações com a arte, seja em suas criações, seja em importantes eventos. Em junho, por exemplo, a Galeria Laguna foi palco de um encontro sobre a Bienal de Veneza, conduzido pela curadora de arte Mariane Beline – que faz parte da equipe da Simões de Assis.
O evento para clientes e convidados abordou as impressões iniciais sobre a 60ª Bienal de Veneza e seus reflexos no mundo. O encontro também destacou Adriano Pedrosa, primeiro curador brasileiro em 130 anos de história da bienal.
A Galeria Simões de Assis foi fundada em Curitiba em 1984 e, atualmente, representa um dos espaços artísticos mais conceituados da cidade. Foi a parceria com ela que proporcionou à Laguna expor obras de artistas nacionais e internacionais na Galeria Laguna.
Para Gabriel Raad, diretor-geral da construtora, “é um grande orgulho trabalhar com a Simões de Assis e acompanhar a trajetória da galeria ao longo dos anos”. Ainda no encontro sobre a Bienal de Veneza, Gabriel aproveitou para anunciar que a Galeria Simões estará presente no próximo empreendimento da Laguna, a partir da curadoria de obras de arte para as áreas comuns do novo imóvel-arte – desde a escolha até a colocação das peças.
Leia mais: 4 tendências arquitetônicas da Galeria Laguna
Obras de arte para conferir na Galeria Laguna
A contemporaneidade na arte têxtil de André Azevedo
O curitibano André Azevedo é um dos artistas com obras expostas na Galeria Laguna. Seu trabalho consiste em um experimento contínuo com técnicas construtivas têxteis e linguísticas, agregando camadas simbólicas a esses elementos.
Azevedo explora o tecido como linguagem, conceito e materialidade e suas inúmeras formas de interação com o mundo. “Versos 24” é uma das obras expostas na Galeria Laguna e retrata, com brilhante minúcia, uma figura construída através da costura sobre algodão cru, assim como é feito na obra “Versos 37”. No local, outras obras contemporâneas têxteis assinadas pelo artista são “Desenhos mecânicos” e “Macrocélula”.
A alquimia enquanto arte, por Frank Ammerlaan
O holandês Frank Ammerlaan é considerado um “alquimista contemporâneo” por ultrapassar os limites da pintura. Para isso, realiza a experimentação de materiais em quase todas as suas obras, com técnicas que exploram tintas, tecidos e elementos químicos.
Na Galeria Laguna, a obra “Model for Consensus 2” foi executada com perfeita simetria e utiliza resíduos de poeira e bordados sobre juta e linho. Outra obra do artista exposta no local mescla partículas de meteoritos, pigmentos sobre tela e liga, pó e óxido metálicos. Cada trabalho de Ammerlaan traduz seu profundo interesse no potencial dos materiais, nos efeitos das cores, na materialidade e nas experiências efêmeras.
As simulações espaço-tempo de Romy Pocztaruk
A premiada artista Romy Pocztaruk assina uma obra na Galeria Laguna que reflete as simulações espaço-temporais características de seu trabalho. A artista plástica brasileira interage com diferentes lugares e apresenta proposições poéticas que partem do cruzamento entre áreas como história, ciências, cinema e artes visuais.
Em suas investigações e pesquisas, Pocztaruk evidencia o papel dos artistas frente a questões históricas e políticas do mundo, ontem, hoje e amanhã. “Red Sand (I)” é o seu trabalho exposto na Galeria Laguna, na forma de uma fotografia profunda e impactante.
O local exibe também uma colagem da francesa Julia Kater e uma oba do artista plástico José Bechara. Além delas, já na entrada da Galeria Laguna os visitantes se deparam com uma escultura de mais de 3 metros de altura, que representa um novo marco na paisagem da cidade. A obra, assinada pelo artista plástico Emanoel Araújo, consiste em uma inconfundível estrutura de ferro fundido que simboliza a vida e a trajetória do artista.
A Galeria Laguna pode ser visitada de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h. Confira!