Projetos que iluminam o mundo

Projetos que iluminam o mundo - Laguna

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada sete pessoas não tem acesso a eletricidade. Regiões pouco desenvolvidas possuem escassas opções de energia, que muitas vezes são caras e não renováveis, agravando ainda mais a situação.

Para reverter este quadro, já existem iniciativas que propõem soluções para tornar o acesso mais viável e sustentável.

GravityLight

O gerador de corrente contínua que converte energia mecânica em energia elétrica, criado pelos designers britânicos Jim Reeves e Martin Riddiford, é capaz de acender uma lâmpada cinco vezes mais potente que um lampião a querosene. A ideia surgiu a partir da necessidade da África Subsaariana, onde 600 milhões de pessoas dependem de alternativas à eletricidade, porém, a compra de combustível para lampiões, por exemplo, pode consumir até quase um terço da renda familiar, além de causar sérios problemas à saúde, devido às exposições diárias. Basta pendurar uma sacola com objetos pesados em uma das pontas para fazer a GravityLight funcionar.

 

SoloPower

A empresa criou painéis solares leves e flexíveis, que podem ser enrolados como um tapete. O kit SoloPower portátil pesa apenas 10 kg e pode ser montado em cinco minutos, fornecendo energia capaz de alimentar lâmpadas LED por até dez horas, uma TV de 22″ por três horas e carregar 5 smartphones simultaneamente.

 

 

Makani Power

Inspirada nas pipas, a Makani Power desenvolveu uma turbina eólica amarrada a uma estação, como uma pipa gigante, capaz de gerar 50% mais energia que as turbinas convencionais. Com a aparência de um drone, a máquina aproveita os ventos fortes das áreas mais altas da atmosfera. Através de um GPS, ela busca sempre um trajeto que maximize o aproveitamento das correntes.

Desde 2013, a Mikani Power faz parte do Google X, laboratório de pesquisa e avanços tecnológicos da empresa.

 

Leia também: Projeto italiano oferece água mineral sustentável

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário