Nova Iorque detém agora mais um título mundial: a maior horta urbana já construída no topo de um prédio. A iniciativa é da Bromley Caldari Architects, que viu a oportunidade de cultivar alimentos livres de agrotóxicos em meio a espaços inutilizados nos grandes centros urbanos.
A horta foi criada em cima de um armazém de seis andares, construído em 1919. O terraço possui 40 mil metros quadrados e 50 tipos de orgânicos, como tomate, pepino, erva-doce, alface, beterraba. feijão, cenoura, rabanete, couve-flor e rúcula.
Para fertilizar o solo, a empresa contratou a Skyland, da Pensilvânia. A companhia cria projetos de terraços verdes, fornecendo compostos orgânicos para que a colheita cresça de forma saudável e madura.
Os cuidados vão além no inverno. Devido às mudanças bruscas de temperatura, as plantações de centeio, trigo e cravo-da-índia recebem uma cobertura especial, o que mantém o ambiente em condições ideais.
Terraço Verde é implantado em empreendimentos Laguna
Sempre pensando em projetos sustentáveis, a Construtora Laguna criou um terraço verde nos empreendimento Iguaçu 2820 e MAI Work, o qual foi inaugurado no fim do mês de novembro. O jardim está implantado no terraço do sétimo andar do Iguaçu 2820, enquanto o do MAI Work localiza-se no topo do edifício.
Essa inovação, além de trazer benefícios para o meio ambiente, como a diminuição do uso do ar-condicionado e a redução dos impactos causados pela poluição do ar, é uma forma de trazer interação para todos os profissionais que trabalham no local, visto que podem utilizar o espaço nos intervalos ou momentos de descanso.
Leia também: Horta urbana: Detroit alimenta 2 mil famílias gratuitamente