Museu do Plástico usa ambientes “instagramáveis” para promover a conscientização ambiental

Museu do Plástico usa ambientes “instagramáveis” para promover a conscientização ambiental - Construtora Laguna

Com um visual moderno, brilhante e colorido, o Museum of Plastic, em Nova York, apostou no formato pop-up para inspirar a geração das selfies a causar um impacto positivo no mundo. Inaugurada em 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos) e disponível por apenas cinco dias, a exposição buscou chamar a atenção do público sobre a poluição causada pelo plástico, visando a divulgação nas redes sociais.

Localizado na região nova-iorquina de Soho, o museu foi uma proposta da incubadora Lonely Whale e co-organizado pela multinacional de tecnologia HP, a empresa de mídia Attn:, a marca de água em garrafas de alumínio Ever & Ever e a empresa de garrafas reutilizáveis S’well.

https://www.facebook.com/lonelywhale/videos/vb.276680202415485/405429533382272/?type=2&theater

Segundo a Lonely Whale, um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto no mundo. Além disso, 91% de todo o plástico já produzido nunca foi reciclado. Já o relatório Plastic Rivers, feito pela Earthwatch Europe e Plastic Oceans UK, aponta que as garrafas de plástico correspondem a 14% do lixo encontrado nos mares.

Tendo este cenário em mente, a ideia é agir de maneira divertida para que, em um futuro não tão distante, o plástico seja assunto apenas para museus tradicionais e livros de história. Para isso, o Museum of Plastic expõe os impactos negativos do material no meio ambiente e na vida de animais, estimulando os visitantes a questionarem como eles se hidratam diariamente e fazendo com que saiam de lá com uma nova mentalidade.

Museu do Plástico usa espaços “instagramáveis” para promover a conscientização ambiental - Construtora Laguna

Interativo e visualmente atrativo, o interior da mostra foi projetado pela agência criativa Young Hero e conduz os visitantes em uma jornada que passa pelos problemas enfrentados até sugestões de soluções.

Entre as obras expostas destaca-se um enorme recibo simbolizando a receita gerada pela água engarrafada até o fim de 2022 — estimada para atingir US$ 200 bilhões — e apresentando usos alternativos para o dinheiro, como acabar com a fome mundial por um ano. Outra atração impactante foi uma projeção digital que explicava como poderá haver mais plástico do que peixes no oceano, por peso, até 2050.

Museu do Plástico usa visual “instagramável” para promover a conscientização ambiental - Construtora Laguna

Leia também: Sustentabilidade em alto-mar: Regent Seven Seas Cruises elimina garrafas de plástico em seus cruzeiros

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário