Museu do Plástico usa ambientes “instagramáveis” para promover a conscientização ambiental

Com um visual moderno, brilhante e colorido, o Museum of Plastic, em Nova York, apostou no formato pop-up para inspirar a geração das selfies a causar um impacto positivo no mundo. Inaugurada em 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos) e disponível por apenas cinco dias, a exposição buscou chamar a atenção do público sobre a poluição causada pelo plástico, visando a divulgação nas redes sociais.

Localizado na região nova-iorquina de Soho, o museu foi uma proposta da incubadora Lonely Whale e co-organizado pela multinacional de tecnologia HP, a empresa de mídia Attn:, a marca de água em garrafas de alumínio Ever & Ever e a empresa de garrafas reutilizáveis S’well.

Segundo a Lonely Whale, um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto no mundo. Além disso, 91% de todo o plástico já produzido nunca foi reciclado. Já o relatório Plastic Rivers, feito pela Earthwatch Europe e Plastic Oceans UK, aponta que as garrafas de plástico correspondem a 14% do lixo encontrado nos mares.

Tendo este cenário em mente, a ideia é agir de maneira divertida para que, em um futuro não tão distante, o plástico seja assunto apenas para museus tradicionais e livros de história. Para isso, o Museum of Plastic expõe os impactos negativos do material no meio ambiente e na vida de animais, estimulando os visitantes a questionarem como eles se hidratam diariamente e fazendo com que saiam de lá com uma nova mentalidade.

Interativo e visualmente atrativo, o interior da mostra foi projetado pela agência criativa Young Hero e conduz os visitantes em uma jornada que passa pelos problemas enfrentados até sugestões de soluções.

Entre as obras expostas destaca-se um enorme recibo simbolizando a receita gerada pela água engarrafada até o fim de 2022 — estimada para atingir US$ 200 bilhões — e apresentando usos alternativos para o dinheiro, como acabar com a fome mundial por um ano. Outra atração impactante foi uma projeção digital que explicava como poderá haver mais plástico do que peixes no oceano, por peso, até 2050.

Leia também: Sustentabilidade em alto-mar: Regent Seven Seas Cruises elimina garrafas de plástico em seus cruzeiros

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário