Desenvolvimento sustentável: Londres busca diminuir o uso de carros para 20% em até 32 anos

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico e social de Londres de forma saudável, tanto para o ambiente quanto para os moradores, o prefeito da capital britânica, Sadiq Khan, lançou neste ano o esboço do novo plano para a cidade, que promete revolucionar o transporte.

O destaque da proposta chamada de “Good Growth” (Bom Crescimento) se dá pelo incentivo à caminhada, uso de bicicletas e transporte público como principais maneiras de locomoção da população. Segundo Sadig, Londres não conseguirá crescer de forma sustentável sem diminuir a dependência de carros. O congestionamento é um problema atual, assim como a falta de qualidade do ar – devido à poluição emitida pelos veículos – e a necessidade de maior segurança nas ruas para que os pedestres possam se locomover com tranquilidade.

Sendo assim, foi estipulada uma meta estratégica de fazer com que o transporte realizado por meio de carros passe a ser apenas 20% de todo o deslocamento de Londres até 2041. Para alcançar esse marco, serão reduzidas as vagas de estacionamento em várias regiões, ampliadas as obras para o aumento da disponibilidade e conectividade de linhas de trem, metrô e ônibus, e implantadas novas rotas de ciclovia e estratégias para aprimorar a segurança das ruas e calçadas.

Uma outra medida de incentivo à sustentabilidade em Londres é a utilização de biocombustível derivado do café para o abastecimento dos ônibus na cidade. No final de 2017, o Transport for London (TfL), órgão governamental responsável pelo sistema de transporte local, estabeleceu uma parceria com a Bio-bean, companhia de tecnologia limpa que já produziu mais de 6 mil litros de óleo de café (biocomponente de 20% combinado com outras gorduras) e tem potencial para fornecer até um terço do combustível utilizado para abastecer toda a frota de ônibus de Londres.

Como consequência dessas medidas, o prefeito espera garantir a saúde da população e o controle da qualidade do ar, além de assegurar que as próximas gerações tenham uma cidade desenvolvida do ponto de vista ambiental e econômico e socialmente sustentável.

Leia também: Sustentabilidade nas obras da Construtora Laguna

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Desenvolvimento sustentável: Londres busca diminuir o uso de carros para 20% em até 32 anos

Deixar um comentário