Conheça 7 árvores nativas brasileiras

Árvores

Árvores são essenciais para a qualidade de vida das pessoas, da cidade e do planeta. Elas impactam diretamente na sustentabilidade dos espaços urbanos, contribuem para o conforto visual e ambiental e auxiliam na purificação do ar e redução da poluição sonora. Além disso, servem como refúgio e fonte de alimento para animais, criando ambientes mais verdes e agradáveis.

Respeitar e contribuir com a arborização urbana é um dos preceitos do Jardim PINAH. Inaugurado recentemente em Curitiba, seu espaço de 3 mil m² possui araucárias nativas preservadas no local.

Neste post apresentamos 7 árvores nativas brasileiras, entre as quais algumas serão plantadas no bosque do PINAH visando contribuir com o paisagismo do espaço, além de embelezar o mais novo empreendimento Laguna.

1 – Pata-de-vaca (Bauhinia variegata)

Pata de vaca

Árvore nativa das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, também é conhecida como árvore-orquídea pela semelhança entre as flores, cujos tons de rosa variam conforme região e espécie. A pata-de-vaca pode chegar a 9 metros de altura, tendo um porte indicado para arborização urbana, com um tamanho ideal para trazer beleza às calçadas

2 – Jacarandá-paulista (Machaerium villosum)

Jacarandá Paulista

Encontrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o jacarandá é uma árvore conhecida como madeira de lei por sua qualidade e resistência. Sua floração acontece entre outubro e dezembro, com o surgimento de flores de copa alongada e ampla. Ele pode chegar a 30 metros de altura, sendo indicado para praças e parques, adaptando-se muito bem a terrenos arenosos.

3 – Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Quaresmeira

A quaresmeira tem esse nome devido ao seu período de floração, que coincide com a Quaresma, entre janeiro e abril, quando nascem suas flores roxas ou rosas. Presente em várias regiões do país, a espécie apresenta raízes não agressivas, tem fácil manutenção, crescimento lento e alcança no máximo 12 metros de altura.

4 – Ipê-amarelo (Tabebuia ochracea)

Ipê amarelo

A característica árvore de flores amarelas está presente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani e significa “pau ou madeira que flutua”, devido a espécie ter resistência à água. O ipê-amarelo é muito encontrado em ruas, parques e jardins e pode chegar a 10 metros de altura.

5 – Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)

Manacá da serra

As flores do manacá têm como característica a mudança de cor durante seu crescimento – nascem brancas, amadurecem rosadas e morrem roxas. A espécie é vista nas regiões Sul e Sudeste e tem raízes pouco agressivas, sendo indicada para projetos de paisagismo e podendo alcançar 12 metros de altura.

6 – Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)

Sibipiruna

Pela semelhança entre as folhas, esta árvore é frequentemente comparada ao pau-brasil. A sibipiruna tem flores amarelas e é recomendada para o plantio em áreas degradadas, com uma altura média de 8 metros, sendo encontrada em todo território brasileiro, principalmente nos estados da Bahia, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

7 – Araucária (Araucaria angustifolia)

Araucária

Símbolo do estado do Paraná pela natural abundância da espécie na região, também é conhecida como pinheiro-do-paraná, curi, pinheiro-brasileiro, entre outros. Essa espécie pode medir de 20 a 50 metros de altura e produz o pinhão, alimento tradicional no Paraná. A araucária, que antes ocupava 40% da área do estado, atualmente encontra-se na lista de árvores ameaçadas de extinção, devido ao desmatamento ilegal.

Preservar a araucária e outras espécies nativas brasileiras é muito importante. Pensando na preservação dessas espécies tão significativas para o país, algumas serão plantadas no bosque do PINAH, o mais novo lançamento da Laguna, inspirado pela incrível paisagem desse terreno.

Related Posts

  1. Painel solar
  2. Jardim Secreto
  3. Pássaro
  4. Espaços com paisagismo: benefícios para as cidades e pessoas - Construtora Laguna
  5. Único exemplar de bonsai de araucária no mundo é de Curitiba - Construtora e Incorporadora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Conheça 7 árvores nativas brasileiras

  • Olá! Tudo bem?
    Pata-de-vaca (Bauhinia variegata) é uma espécie exótica, introduzida no Brasil para arborização urbana.
    A espécie nativa do Brasil chamada popularmente de pata-de-vaca, do mesmo gênero, é a Bauhinia forficata

Deixar um comentário