Fortalecer o sistema imunológico durante o período de isolamento em que estamos vivendo é essencial para nos prevenirmos do contágio, cuidar da saúde e do nosso bem-estar.
“Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune”, afirma a nutricionista Tatiana Zanin, do blog Tua Saúde.
Segundo a profissional, esses alimentos ajudam a proteger o nosso organismo de possíveis alterações que possam levar a problemas de infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais. Além disso, ajudam a reduzir os processos inflamatórios que possam estar acontecendo no nosso corpo. Conforme as orientações da nutricionista, separamos alguns alimentos que fortalecem o sistema imunológico. Acompanhe!
Morango
O morango é uma fruta poderosa que possui poucas calorias e muitas vitaminas e minerais. Rico em vitamina C, ele intensifica a produção de células do sistema imunológico e colabora para o aumento da resistência à infecções respiratórias e sistêmicas. O consumo recomendado é de 100 a 200 mg de vitamina C por dia. Brócolis, laranja, kiwi e acerola também são ricos em vitamina C.
Salmão
Fonte de agentes antioxidantes e de anti-inflamatórios, o salmão também contribui para o fortalecimento do sistema imune. Entre alguns dos principais nutrientes, destaca-se o ômega-3, um ácido graxo que ajuda nos processos do coração e do cérebro. Além disso, o salmão favorece na regulação das células de defesa.
Batata doce
Além de ajudar a controlar a diabetes por possuir baixo índice glicêmico, a batata doce é rica em vitamina A e C e outras propriedades antioxidantes que colaboram no desenvolvimento e fortalecimento da imunidade.
Iogurte natural
De fácil digestão, o iogurte natural é rico em nutrientes, especialmente em cálcio, que colabora com a prevenção da osteoporose e ainda auxilia na recuperação de fraturas. Ele também recompõe as bactérias que são benéficas para a nossa flora intestinal, chamadas de probióticos, ajudando a regular a resposta do sistema imune diante de um agente infeccioso.
Frutos secos
Amêndoas, macadâmia, nozes, castanha-de-caju, amendoim, avelãs e castanha-do-pará são alguns dos alimentos secos que trazem benefícios para a saúde. Também conhecidos como oleaginosas, são ricos em zinco, que facilita a reparação de tecidos e cicatrização de feridas. O zinco tem um papel importante no desenvolvimento e na ativação dos linfócitos T, que são células de defesa.
Semente de girassol
Fonte de proteínas, fibras e vitaminas, a semente de girassol é um forte antioxidante. Rica em vitamina E, ela atua no organismo contra as substâncias tóxicas, as radiações e os radicais livres. O zinco, que também está presente nas propriedades dessa semente, é um mineral importante para a qualidade do nosso sistema imune.
Leia também: Construtora Laguna compra pedaço da antiga Garagem Moderna para erguer complexo de saúde