Chás indianos que você precisa conhecer!

Chás indianos que você precisa conhecer! - Construtora Laguna

Conhecidos entre os chás mais saborosos do mundo, os Darjeelings são muito apreciados pelos amantes da bebida. Devido ao sabor suave, que apresenta notas adocicadas de uvas e mel, eles também são considerados como o “champanhe” dos chás. Mas somente aqueles produzidos nos Himalaias, no nordeste da Índia, podem ser chamados de Darjeelings.

Vendidos e classificados de acordo com a data da colheita, os Darjeeling são muito procurados durante a primavera – considerada a colheita mais nobre de todas – que acontece no hemisfério Norte entre fim de março e início de abril.

Um Darjeeling de primavera pode ter o valor até 200% mais alto do que as outras estações de colheita. Em 2014, o jardim de chá Makaibari, com um quilo do produto, faturou 1.850 dólares, recorde de preço. Além do Darjeeling, confira mais dois tipos de chá que merecem ser experimentados.

Assam

Chás indianos que você precisa conhecer! - Construtora Laguna

Para quem aprecia um bom e tradicional chá-preto, o Assam é uma ótima opção. Assim como o Darjeeling, também carrega o nome da região de produção, que fica na Índia.

Feito a partir da planta Camellia sinensis, para ser consumido, o chá precisa passar pelo método CTC – Cut, tear and curl (cortar, rasgar e enrolar). O processo é a trituração das folhas, de maneira oposta ao método ortodoxo ou mais antigo, que consiste em colher as folhas e processá-las à mão para que permaneçam inteiras até chegar ao consumidor. Dessa forma, a infusão do chá fica mais encorpada e mantém as principais características de aroma e sabor.

Chá roxo

Chás indianos que você precisa conhecer! - Construtora Laguna

Esta é a novidade do universo dos chás. O chá roxo é o sétimo tipo de processamento da planta Camellia sinensis e integra os outros seis chás já conhecidos: verde, preto, branco, azul, oolong e azul-escuro. A técnica utilizada para o consumo desse chá é parecida com a do chá-verde, na qual as folhas são vaporizadas após serem colhidas e depois vão para a secagem. Uma das características que o diferencia é o fato de os arbustos utilizados no procedimento terem um alto nível de antocianina em suas folhas, o que provoca a alteração da cor.

Agora que você conhece alguns métodos de processamento e sabe que o sabor varia de acordo com a técnica utilizada, escolha um delicioso chá para se esquentar. No site Santa Luzia existem diferentes opções que contam, inclusive, com o modo de preparo. Priorize as compras online e permaneça em casa.

Leia também: 4 adoráveis casas de chá para conhecer em Curitiba

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário