Benefícios de caminhar com seu cão

Benefícios de caminhar com seu cão - Construtora Laguna

Além de carinho, água fresca e boa alimentação, cães precisam de conexão com a natureza. Quando caminha, o cão tem a chance de realizar uma atividade que condiz com seu instinto natural. Essa atividade pode recuperar o equilíbrio de sua rotina e de sua saúde. Confira a seguir quais são os benefícios de passear com seu animal de estimação.

Combate ao estresse

Se você possui um cão jovem, ele provavelmente terá muita energia para gastar. Se ele não gastar essa energia fora de casa, gastará comendo móveis da casa ou destruindo seus pertences. Para evitar que isso ocorra, uma volta pela quadra ajuda a controlar o ímpeto atlético do cachorro e a reduzir seu estresse e ansiedade. Não esqueça que o seu amigo de quatro patas também pode se sentir entediado.

Prevenção de doenças

Assim como a caminhada é benéfica para os humanos, ela também faz bem para os cachorros, pois exercícios físicos emagrecem, estabilizam o sono, promovem a saúde muscular, previnem doenças do coração, diabetes e outros problemas agravados pelo sedentarismo. Brincar com o animal em campos abertos também é válido como atividade física, mas não possui o mesmo efeito que a caminhada. Se você pretende correr com seu cão, é indicado fazer uma consulta ao veterinário. Alguns cuidados devem ser tomados caso o animal seja sedentário ou obeso.

Formação de bons hábitos

Com a ajuda da caminhada, o processo de educar o cão torna-se mais fácil. Logo bons hábitos são adotados e ele passa a respeitar mais o dono, pois os animais precisam de rotina, horários para alimentar-se, exercitar-se e brincar. Além disso, a socialização com outros cães é muito importante para que ele desenvolva paciência e amizade.

Aumento da intimidade

Mesmo que você passe a maior parte do tempo na companhia do seu pet, o momento da caminhada é diferente. É nesse período que a intimidade entre o cão e o dono aumenta. Para o cão, é um momento importante, em que ele vai encontrar a matilha. Cães que possuem problemas de instabilidades tendem a apresentar uma mudança instantânea de comportamento com a caminhada: na rua, tornam-se dóceis, obedientes e calmos.

Dicas para um passeio agradável com seu pet

– Antes de sair para passear, coloque a coleira, ajuste-a corretamente, verifique se ela não está machucando o cão e se não está larga o suficiente para que ele escape.

Verifique se o dia não está muito quente. A temperatura do chão pode estar muito alta e isso pode causar queimaduras nas patas do seu cachorro. Coloque a palma da sua mão ou do seu pé no chão e verifique a temperatura.

Leve um kit com tudo que você e seu cão podem precisar durante o passeio, como água, alimentos e sacolinhas para resíduos.

Related Posts

  1. 5 sinais que podem indicar que seu pet está deprimido - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário