Em meio a um mercado extremamente competitivo e à enorme quantidade de novos produtos e serviços, inovação é item indispensável para qualquer empresa que queira se destacar e conquistar, de fato, seus clientes. Com o propósito de desenvolver soluções inovadoras, o Design Thinking incentiva o pensamento criativo, tendo as pessoas como centro de decisões.
O que é Design Thinking
É uma abordagem para a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, desenvolvendo produtos e pensando projetos com base no processo cognitivo utilizado por designers. Ao compreender profundamente as necessidades do consumidor e integrá-las com as tecnologias disponíveis é possível chegar a soluções transformadoras.
Por meio do Design Thinking, os profissionais desenvolvem uma maneira de pensar diferenciada, que se empenha em formular as melhores perguntas antes de buscar as respostas. O contato próximo com as pessoas e a inclusão do público-alvo em todos os processos fazem com que a empresa consiga raciocinar sob novas perspectivas e entregar ideias que sejam funcionais e encantem o cliente.
Durante este processo, a equipe desenvolve pesquisas, faz brainstorms, seleciona as ideias e cria um protótipo da solução encontrada para, novamente, obter um feedback dos futuros usuários. Neste modelo de pensamento, os erros são esperados e funcionam como aprendizagem para a evolução do produto, até que se alcance a versão ideal.
Qual a sua função
O Design Thinking pode ser aplicado em todos os ramos de negócio que busquem inovação. Ele é utilizado principalmente para a elaboração de novos produtos e serviços, mas é muito útil ainda no desenvolvimento de novas marcas, ferramentas de trabalho e na solução de problemas enfrentados pelas empresas.
O importante é que valores como empatia, colaboração e experimentação estejam inseridos no dia a dia das corporações, a exemplo de grandes referências do mercado, como Sony, P&G e Apple. O processo criativo é dividido em algumas etapas:
Empatia
Ao colocar-se no lugar do outro, sem julgamentos ou pressupostos, fica mais fácil assimilar suas necessidades e compreender seu contexto.
Definição
Com base nas informações coletadas por meio de pesquisas com o público, define-se o problema.
Ideias
Esta é a fase de brainstorm, em que propostas e sugestões devem ser compartilhadas sem receio ou prejulgamentos.
Protótipo
Uma ou mais ideias são escolhidas para o desenvolvimento de protótipos que sirvam como simulação do produto final, podendo ser desenhos, maquetes ou qualquer formato que permita a compreensão.
Testar
Com o protótipo pronto, é o momento de contar com a participação do público novamente para apontar possíveis melhorias e verificar a funcionalidade do produto. Com os ajustes realizados e a aprovação das pessoas, a ideia está pronta para ser colocada em prática.
Design Thinking e a Laguna
Sempre acompanhando as tendências de mercado e buscando inovação com foco no cliente, a Construtora e Incorporadora Laguna já atua seguindo os conceitos do Design Thinking para a construção de empreendimentos comerciais e residenciais que superem as expectativas.
Entre os design thinkers de seu time estão: Flávio Appel Schiavon, arquiteto que comanda há mais de 30 anos o escritório Baggio & Schiavon e participou de projetos como o LLUM Batel, MAI Home e ROC Batel; Regina Bruni, profissional que presta consultoria para soluções em projetos luminotécnicos e produtos de iluminação e foi colaboradora nos projetos do ROC e do LLUM; Benedito Abbud, arquiteto e paisagista que já desenvolveu mais de 5.200 projetos paisagísticos no Brasil e no exterior e também participou do desenvolvimento do LLUM; e Fernanda Marques, arquiteta que atua nas áreas de interiores, design de produto, comunicação visual e paisagismo em escritório em São Paulo e participou do desenvolvimento do ROC Batel.
Leia também: ALMÁA Cabral é a próxima novidade da Laguna
Daniel Cardoso diz:
Precisava saber disso…
Modelos de Cavalete Para Lousa De Vidro, Sao Paulo – SP
Construtora Laguna diz:
Bom dia, Daniel. Tudo bem? Bacana, né? 🙂