Desde a infância em Curitiba, sua cidade natal, Eduardo sempre foi fascinado por assuntos que vinham de fora do país. Ouvia dos avós a história de familiares que vieram da Itália e da Alemanha. Estudar no exterior era seu sonho, e em 2000 foi para a terra dos cangurus em busca de um mestrado em engenharia civil.
Com um inglês limitado, viu-se no centro da maior cidade da Austrália. Sem tempo a perder, iniciou o aperfeiçoamento em língua inglesa e, impelido pelos coordenadores do curso, precisou procurar um emprego para perder a timidez no novo idioma. Assim, conseguiu uma colocação no maior e mais movimentado restaurante de frutos do mar e steak house da praia de Manly, a poucos metros de onde morava, e trabalhou lá por alguns meses.
Após um ano, Eduardo compreendeu que se sentia muito à vontade no mundo da gastronomia e na cidade que é considerada uma das maiores capitais gastronômicas mundiais. Aquela paixão pela culinária que até então se encontrava dormente, provavelmente pela falta de uma oportunidade como essa, veio à tona.
Assim, ingressou na renomada Le Cordon Bleu, onde concluiu os cursos de Cuisine e Pâtisserie com resultados excepcionais, com vários títulos de distinção, bem como sendo o primeiro aluno da história da instituição a receber o Grand Diplôme de Cuisine et de Pâtisserie. Foi indicado como orador de turma e teve as portas abertas para iniciar sua turnê pelos melhores restaurantes de Sydney.
Em 2014, após se especializar em cursos na Tailândia, Indonésia e Vietnã, Eduardo voltou para o Brasil para abrir a Chokolat, confeitaria e bistrô. Hoje, 6 anos à frente da casa, ele coleciona prêmios: entre eles, o Prêmio TopView Melhor Confeitaria (2016) e o Prêmio Bom Gourmet Melhor Doce (2017 e 2018), onde conquistou os três primeiros lugares com os famosos bombe alaska, eclair de pistache e eclair de champagne.
O chef Dudu Crema esteve no stand do ALMÁA Cabral e preparou uma inconfundível receita de bavaroise de baunilha. Confira a seguir!
Ingredientes
– Baunilha
– Leite (250 ml)
– Gema de ovo (3)
– Açúcar (75 g)
– Gelatina hidratada (12 g)
– Creme de leite (250 ml)
Calda de framboesa
– Framboesa (600 g)
– Açúcar (450 g)
– Suco de limão (60 ml)
Confira no vídeo abaixo o passo a passo do modo de preparo!
Durante a gravação, para preservar a saúde de todos os presentes, a Laguna adotou todas as medidas de segurança necessárias. Em breve compartilharemos mais receitas! Acompanhe nosso blog e redes sociais.
Leia também: Chef da The Cakery preparou Naked Cake com frutas vermelhas no decorado do ALMÁA Cabral