Nas criações da Laguna, o alto padrão de conforto diferencia cada imóvel-arte e contribui para a concepção de espaços com uma excelência construtiva que impacta positivamente a rotina dos ocupantes. Nos empreendimentos, esse diferencial é orientado, também, pela norma ASHRAE. Confira mais detalhes abaixo.
A norma ASHRAE
Nos últimos anos, a forma como as pessoas percebem e interagem com as construções foi profundamente ressignificada. Com a necessidade de se criar espaços saudáveis e resilientes em relação às condições ambientes em que estão inseridos, a arquitetura acolhe, cada vez mais, sistemas e abordagens que promovem conforto e bem-estar.
Há mais de um século, a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE) atua como uma entidade profissional que difunde esses valores na construção civil mundial, comprometida em moldar hoje o ambiente construído amanhã.
A ASHRAE desenvolve padrões, diretrizes e normas técnicas voltadas à indústria de climatização e renovação de ar. Dessa forma, a organização atua frente a questões como eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade nas edificações, visando o bem-estar humano.
Leia mais: Reconhecimento global: Grupo Laguna se torna Empresa B
Práticas que integram a norma ASHRAE

Designers e arquitetos de todo o mundo se orientam pela norma ASHRAE para projetar ambientes, considerando desde aspectos acústicos até uma iluminação confortável e funcional. Algumas práticas orientadas por esse sistema são:
- O papel da ventilação: a oferta de ventilação adequada é uma das normas redigidas pela ASHRAE como um fator imprescindível na redução de poluentes na atmosfera. O padrão ajuda a regular os poluentes do ar interno, preservar a saúde e o bem-estar dos ocupantes e otimizar a eficiência energética da construção.
- Filtragem e limpeza do ar: além da ventilação natural, a norma ASHRAE reforça a importância de realizar a filtragem do ar para fazer a manutenção da qualidade do ar interno (QAI). Projetistas podem recorrer a sistemas de filtragem aprimorados ou tecnologias auxiliares de limpeza do ar para ofertar espaços mais saudáveis e resilientes.
- Espaços externos: contextos como a pandemia comprovaram a importância do acesso a espaços externos para a manutenção da saúde física e mental das pessoas. Uma proposta da norma é a aplicação do design biofílico para ampliar a ventilação e a iluminação natural nos ambientes. Ainda, são indicadas janelas, aberturas, claraboias e outros recursos que elevam a qualidade do ar interno e tornam os interiores mais agradáveis.
Conforto, desempenho e bem-estar nos interiores dos imóveis-arte Laguna

Na concepção de um imóvel-arte, cada escolha feita pela Laguna é orientada por renomados padrões, normas e certificações que atestam espaços saudáveis, confortáveis e eficientes.
Conforto ambiental
Com a consultoria da Petinelli, a Laguna estima o desempenho do empreendimento do ponto de vista do conforto ambiental desde a fase projetual. Nessa etapa, uma das análises feitas é em quais horas do ano os ocupantes não precisarão acionar sistemas de climatização – sejam eles de aquecimento ou resfriamento.
Essa avaliação é quantificada com o uso de ferramentas computacionais que simulam o comportamento do edifício, gerando informações essenciais para a tomada de decisão da construtora. No BIOOS Home, por exemplo, o nível de conforto térmico será superior a 90% das horas anuais.
Isso será possível graças a um conjunto de estratégias de ventilação natural, como o acesso a espaços abertos e a áreas vegetadas que elevam a sensação de frescor dos ocupantes.
Controle solar
O uso de elementos como abas, brises e vidros com controle solar é uma das estratégias utilizadas pela Laguna para proteger o edifício e os usuários do excesso de calor. O AMPIO, recém-entregue, tem uma arquitetura guiada pelo sol e se destaca pela presença de painéis fixos e móveis tipo brise na fachada. Eles conferem conforto, privacidade e controle da luz solar aos moradores e aos interiores.
Conforto acústico
Em termos de conforto, a acústica é um quesito fundamental, que sempre parte das necessidades específicas para cada ambiente. O TREVI Batel traduz em seus diferenciais o alto padrão de cuidado e bem-estar presente em todos os empreendimentos da Laguna.
Alguns deles são: esquadrias de alta performance térmica e acústica de acordo com consultoria específica para cada unidade; paredes duplas em drywall com isolamento acústico entre unidades; manta acústica nas lajes entre apartamentos; e portas de madeira com borracha de vedação acústica.
Qualidade do ar
Ao criar espaços saudáveis, a Laguna entende que a presença de áreas abertas e arejadas é fundamental para a qualidade do ar interno. No KAÁ, as residências-terraço irão possibilitar maior contato com o exterior e circulação de ar puro, essenciais para o bem-estar dos moradores. Ao conectar espaços internos e externos, os terraços otimizam a ventilação natural e cruzada e contribuem para a manutenção da QAI.
A Galeria Laguna dispõe de um sistema de monitoramento e renovação do ar por meio de filtros que garantem a boa qualidade do ar interno. Esse recurso também avalia a concentração de CO2 no ambiente e, se necessário, aciona um sistema que reduz seus níveis. Assim como os demais imóveis-arte Laguna, a Galeria Laguna assegura uma troca de ar eficiente e um ambiente saudável para todos.
Além da norma ASHRAE, a Laguna orienta a concepção de seus imóveis-arte através dos selos LEED, WELL e GBC Condomínio, as certificações mais renomadas do mundo em termos de conforto, bem-estar, eficiência e sustentabilidade.
Na Galeria Laguna, clientes e visitantes podem conhecer todos os diferenciais dos imóveis-arte, que contribuem para a qualidade de vida dos moradores. O espaço está aberto de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h na Av. do Batel, 1713. Faça uma visita!