A chef Yasmin Nasser, descendente de imigrantes libaneses, sempre foi apaixonada pela culinária árabe. Foi iniciada nos sabores árabes quando criança, por sua avó Nayme. Aprendeu tudo o que sabe de maneira intuitiva e ao redor da cozinha da avó e da mãe, que preservaram com apreço os processos vindos do Líbano no começo do século XIX.
Seu objetivo principal é servir a melhor gastronomia árabe, preparada em casa e em torno dos ritos culturais. Autodidata, a chef preza pela forma artesanal e alegre como seus antepassados cozinhavam. Seu grande desafio foi implementar esse processo manual em seu restaurante, o Nayme Culinária Árabe. Há 5 anos o Nayme serve sabores, aromas e temperos com a qualidade e a tradição libanesa.
Recentemente, Yasmin esteve no stand do ALMÁA Cabral preparando uma inconfundível receita de arroz de cordeiro. Confira a seguir como fazer em casa.
Receita da vó Nayme, adaptada por Yasmin Z. Nasser.
Ingredientes
- 200 g de arroz cozido
- 1 dente de alho
- 20 g de damasco picado
- 20 g de figo turco picado
- 20 g de tâmaras sem caroço
- 4 conchas de caldo de carne
- 1 xicára de nuts (castanha de caju, amêndoas, nozes e pistache)
- 1 colher de sopa de manteiga de vinho (1/2 kg de manteiga + 250 ml de vinho tinto)
- 90 g de carne de cordeiro em lascas (pernil, de preferência)
- aproximadamente 2 colheres de sopa de hortelã picada
- amêndoas douradas na manteiga, para finalizar o prato
- 1 alho-poró
- 1 salsão
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 anis estrelado
- 1 cravo
- 2 ramas de canela
- 2 bagas de cardamomo
Modo de preparo
- Frite 100 gramas de arroz cru na manteiga com meio dente de alho. Cozinhe o arroz e separe-o logo em seguida.
- Faça o caldo de cordeiro torrando os ossos em temperatura máxima no forno. Depois, coloque-o em uma panela grande, com o alho-poró, o salsão, a hortelã, a cenoura, a cebola, o anis estrelado, as ramas de canela, o cravo e as bagas de cardamomo. Recomenda-se já temperar o caldo com especiarias árabes e um pouquinho de sal.
- Em seguida, insira no recipiente o damasco picado, as tâmaras, o figo turco (no total, dá quase uma xícara de frutas secas) e quase mais uma xícara de castanhas do caju, amêndoas, nozes e pistache.
- Para cozinhar o arroz, utilize aproximadamente 4 conchas do caldo e 1 colher de sopa da manteiga de vinho, que é feita batendo a manteiga na batedeira e misturando aos poucos o vinho tinto (para 1/2 quilo de manteiga, utilize cerca de 250 ml de vinho). Essa manteiga pode ser guardada em potinhos e congelada.
- O arroz é feito com pernil de cordeiro. Para 200 gramas de arroz cozido, utilize 90 gramas de lascas de cordeiro. No final, para salpicar o sabor, coloque hortelã fresca picada e amêndoas douradas na manteiga.
Durante a gravação dessa receita, para garantir o bem-estar dos presentes, a Laguna adotou todas as medidas de segurança necessárias.
Em breve compartilharemos mais receitas! Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.
Leia também: Chef do Quintana Gastronomia preparou uma incrível receita no MAI Terraces