Maior terminal de aeroporto do mundo é inaugurado em Pequim

Inaugurado em setembro, o novo terminal aéreo da capital chinesa atraiu os olhares do mundo. O Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing (PKX) conta com estrutura única, sendo o maior terminal de aeroporto do mundo, considerando que as maiores construções do setor costumam ter terminais separados, conectados por trens subterrâneos.

Devido ao seu tom alaranjado e às suas cinco alas compridas que convergem em direção ao saguão central, o PKX ganhou o apelido de estrela-do-mar. No total, são 700 mil m² de área, o equivalente a 100 campos de futebol, que foram construídos em cinco anos.

Dos cinco andares, dois são dedicados para embarque (divididos em nacional e internacional), dois para desembarque e o último para a plataforma de trem e metrô. O serviço de transporte promete levar os passageiros até o centro em até 20 minutos.

O projeto com design futurista e curvas sinuosas reflete o estilo de sua autora, a arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid. Ela foi a primeira mulher a receber o Pritzker, em 2004, e era muito admirada por seu desenho não linear, desconstrutivista e acompanhado de formas e perspectivas inspiradas na natureza.

Tecnologia

A tecnologia estará presente em diversos processos do atendimento ao público. Para facilitar os controles de embarque e verificação de bagagem, um sistema de reconhecimento facial irá “escanear” os passageiros, de forma que todos os detalhes relevantes (número do voo, portão, horário, etc.) estarão automaticamente à mão. Não há mais necessidade de passaportes, documentos e check-ins demorados.

Sustentabilidade

Seguindo as tendências mundiais da construção civil, sustentabilidade não poderia deixar de ser uma prioridade. Com um sistema de iluminação único, o aeroporto foi projetado para aproveitar a luz natural: são mais de 3 mil janelas no teto e menos de 3 mil lâmpadas instaladas – 17 mil a menos que o primeiro aeroporto de Pequim, a título de comparação –, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia.

O aquecimento e o resfriamento do edifício são abastecidos com energia geotérmica, enquanto placas fotovoltaicas fornecem uma quantidade significativa da energia. O prédio do estacionamento, por exemplo, é totalmente eficiente energicamente. Além disso, a água da chuva é coletada e utilizada para cobrir algumas demandas operacionais.

Objetivo: se tornar o maior mercado da aviação

A meta inicial do Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing é receber cerca de 45 milhões de passageiros por ano, chegando a 72 milhões em 2025 e 100 milhões – sua capacidade máxima – até 2040.

A principal motivação para sua construção foi a superlotação do Aeroporto Internacional de Pequim (PEK), o segundo mais movimentado do mundo. Seu projeto foi criado para receber um fluxo de 85 milhões de passageiros por ano e hoje já movimenta mais de 100 milhões, causando atrasos frequentes.

O Daxing busca, portanto, diluir o tráfego aéreo na China e foi considerado pelas autoridades chinesas como “uma nova fonte poderosa de desenvolvimento nacional”. Estima-se que em 2022 a China supere os Estados Unidos como o maior mercado de aviação do mundo.

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