No Brasil, cerca de 44% da população não possui o hábito de ler e a média anual de livros completos é de apenas 2,43 por pessoa, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura, apresentada pelo Instituto Pró-Livro em 2016. Buscando incentivar a leitura, a Construtora Laguna terá uma minibiblioteca em suas obras, disponibilizando o espaço para o estudo e a realização de pesquisas.
A iniciativa partiu do Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, criado em 2015 com a finalidade de estruturar as ações sociais da construtora. Entre as funções do comitê estão a sugestão de ações que assegurem o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições sociais dos cidadãos, assim como o envolvimento dos colaboradores em projetos já existentes e apoiados pela Laguna. Entre os integrantes estão funcionários voluntários de vários setores da empresa.
Na última segunda-feira, 22 de janeiro, foi inaugurada a primeira biblioteca na obra da TEICH, empresa do mesmo grupo da Laguna, localizada no Batel. No local, funcionários, empreiteiros e fornecedores possuem acesso gratuito a livros de diversos temas e podem ainda acessar a internet para realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos.
Os exemplares disponibilizados na biblioteca foram arrecadados através de doações e do reaproveitamento de materiais de leitura de outras obras. Voluntários colaboraram com a montagem e organização do espaço.
Funcionários e parceiros que queiram contribuir para o enriquecimento do acervo desta e das demais bibliotecas que serão desenvolvidas podem entrar em contato com a Laguna, que irá receber as doações e encaminhá-las para os espaços de estudo.
Leia também: Laguna recebe Prêmio Incorporador do Ano da Ademi-PR na categoria Sustentabilidade