Recentemente, a China inaugurou uma biblioteca que vem chamando a atenção do mundo inteiro. Batizada de “Olho de Binhai“, sua arquitetura de interiores impressiona pelas curvas, que se assemelham a um olho.
Localizada em Tijain, a 120 km de Pequim, a biblioteca recebe a assinatura do escritório holandês MVRDV, em colaboração com o Instituto de Planejamento e Design Urbano da cidade.
Ao todo, são 30 mil metros quadrados distribuídos em cinco andares. O espaço conta com um grande auditório esférico no térreo, salas de estar e escritórios nas seções do meio e salas de reunião e informática no topo.
Apesar da sua capacidade para armazenar 1,2 milhão de livros, a biblioteca inaugurou apenas com 200 mil exemplares. Para que não houvesse espaços vazios nas prateleiras, uma fachada de alumínio imita as capas de livros. Posteriormente, as placas serão substituídas por exemplares reais.
Sua beleza é tão surpreendente que a biblioteca já é considerada uma das Sete Maravilhas Chinesas. Com um interior de tirar o fôlego, o local tem atraído cerca de 7 mil visitantes diariamente, e o número de leitores quadriplicou desde sua abertura. Os dados animam o diretor da biblioteca, recentemente, o país tornou pública uma das maiores plataformas de livros digitais do mundo.
Leia também: Os projetos comerciais mais bonitos do ano eleitos pelo Prix Versailles