A retomada da confiança na economia, aliada ao planejamento com foco nos desejos e necessidades do cliente, permite à Construtora Laguna estimar um crescimento de até 500% no Valor Geral de Vendas (VGV) em 2018.
A empresa paranaense pretende lançar dois novos empreendimentos de luxo em Curitiba neste ano, um no Cabral e outro no Barigui/Ecoville, e bater a meta de R$ 250 milhões em VGV. O número é cinco vezes maior que o resultado alcançado em 2017 e supera também a soma dos últimos três anos, período mais duro para o setor, que é um dos termômetros da economia brasileira.
Segundo o diretor geral da Laguna, Gabriel Raad, o resultado positivo reflete o acerto da estratégia de planejar pensando no cliente.
“Direcionamos as nossas forças para a satisfação máxima dos nossos clientes nesse período. A confiança deles é a nossa garantia de sucesso. Alcançamos um índice de mais de 92% de satisfação dos clientes em 2017, índice que vem crescendo nos últimos três anos.”
O plano de crescimento para 2018 segue calçado no comprometimento da empresa com a qualidade na construção e no atendimento aos clientes, tanto na venda quanto no pós-venda.
“Essa é uma estratégia vencedora. Prova disso é o nosso estoque de apartamentos prontos, que é praticamente zero”, afirma Raad.
Foco no cliente
Na pesquisa anual de avaliação, concluída em dezembro, a Laguna obteve índice de satisfação de 92,7% em 2017, ultrapassando a meta de 90%. Os clientes avaliam quesitos como atendimento, qualidade dos empreendimentos e o pós-venda.
Para André Marin, diretor de Incorporação da Laguna, o resultado é consequência da melhoria contínua nos processos e o foco no cliente.
“Buscamos no último ano a melhoria dos processos em aspectos como o serviço de atendimento ao cliente, estandes de vendas, setor financeiro e apoio de pós-venda. O nosso foco é entregar o que há de melhor para o cliente em todas as pontas, desde a negociação até a entrega das chaves”, menciona.
Em duas décadas, a construtora lançou 13 e entregou 11 empreendimentos residenciais e comerciais na cidade de Curitiba e um Condomínio Industrial e Logístico em São Carlos (SP). Para 2018 estão previstos dois novos lançamentos que juntos somarão mais de 57 mil metros quadrados de área construída.
Referência em sustentabilidade
A Laguna é a empresa do setor com maior número de projetos sustentáveis certificados ou em processo de certificação na Região Sul do Brasil. Atualmente são quatro projetos certificados pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), um empreendimento com pré-certificação no mesmo selo e um em processo de certificação GBC Condomínio.
A construtora foi uma das primeiras do país a adotar práticas de sustentabilidade no planejamento de suas obras, seguindo o padrão construtivo estabelecido pelo LEED, o mais importante selo verde de certificação e orientação ambiental para edificações, presente em 143 países.
Leia também: Laguna oferece ponto com lixeira ecológica no Cabral