Espaço kids: a importância de brincar para o desenvolvimento das crianças

Espaço kids a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral – Brinquedoteca

Muito mais do que entretenimento e diversão, as brincadeiras são oportunidades de desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Em meio a uma rotina atarefada, tanto dos pais quanto dos filhos, condomínios que oferecem espaços de lazer para crianças incentivam a realização de atividades recreativas com comodidade e segurança.

Por meio de jogos, dinâmicas e momentos de interação com seus brinquedos, as crianças exploram o mundo a seu redor, aprendem habilidades que serão muito importantes no futuro e comunicam seus anseios e necessidades de forma natural. Assim, elas constroem suas próprias identidades.

Aos adultos, cabe o papel de garantir que as brincadeiras façam parte da agenda dos pequenos, além de estimular sua imaginação com novas ideias e questionamentos e encorajá-los a solucionar os problemas que possam surgir. Além de reforçar os laços afetivos, brincar com a criança aumenta seu nível de interesse, despertando ainda mais sua criatividade.

Confira abaixo os principais benefícios de incluir as brincadeiras na rotina infantil, e a importância de contar com espaço kids, brinquedoteca, playgroud, quadras esportivas e ambientes recreativos ao ar livre em sua moradia.

Expressão de sentimentos

Momentos de brincadeira e de liberdade criativa são muito favoráveis à manifestação de sentimentos e preocupações.

Por meio da simulação de situações do dia a dia, é possível identificar como as crianças reagem diante de desafios, quais são seus medos, os conflitos de sua vida social e as emoções que dificilmente são verbalizadas. Desta forma, a brincadeira se torna um meio de comunicação.

Desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas

Durante a infância, grande parte das decisões é tomada pelos pais ou responsáveis: quando dormir, o que comer, quais lugares frequentar, etc. Quando está brincando, a criança tem liberdade para fazer suas próprias escolhas. Com isso, ela exercita sua autonomia e aprende a identificar seus gostos e preferências, o que contribui para a formação de um adulto crítico e consciente.

Já através de jogos, os pequenos aprendem a ganhar e perder, começando a trabalhar a forma com que lidam com frustração. Além disso, desenvolvem habilidades como raciocínio, atenção, responsabilidade, organização e autoconfiança.

Socialização

A brincadeira em grupo desempenha um papel fundamental na socialização da criança, permitindo que ela aprenda a dividir a atenção, emprestar seus brinquedos, cooperar e se relacionar. O convívio com amigos fortalece o significado de conceitos como respeito, liderança, solidariedade e obediência às regras de forma divertida.

Capacidades motoras

É comum que as brincadeiras envolvam pulos, corridas e até mesmo a prática de esportes. Com isso, são desenvolvidas habilidades físicas, a capacidade motora e a consciência corporal, fatores diretamente relacionados à criação de mecanismos de autoproteção e autocuidado.

Outro ponto positivo é que atividades recreativas mantêm as crianças em movimento, contribuindo para sua saúde e fazendo com que sintam prazer ao se exercitar.

Consciência social

Enquanto brinca, a criança costuma atribuir a si mesma diferentes papéis sociais – o de pai, mãe, policial, super-herói –, explorando e refletindo sobre a realidade e a cultura na qual está inserida. Através do faz de conta, ela é capaz de compreender o papel do adulto, comportando-se e sentindo-se como ele.

Importância do espaço kids em condomínios

A importância do Espaço kids para o desenvolvimento das crianças - Construtora Laguna
LLUM Batel – Espaço kids

Muitas construtoras já identificaram a demanda por ambientes lúdicos, seguros e divertidos para que as crianças possam se desenvolver através da brincadeira. Em Curitiba, os imóveis de alto padrão da Laguna são exemplos de projetos que valorizam o bem-estar infantil, oferecendo praticidade, comodidade e entretenimento.

Brinquedotecas equipadas com materiais de pintura, jogos e elementos lúdicos, espaços kids com piscina de bolinhas, lousa e televisão para a transmissão de filmes e desenhos, amplos playgrounds, piscinas cobertas, aquecidas e adaptadas para a altura das crianças e miniquadras esportivas são alguns dos ambientes projetados pela Laguna para garantir o desenvolvimento saudável de seu público mirim.

A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças - Construtora Laguna
LLUM Batel – Playground

Com o acesso fácil e seguro a estes ambientes, as crianças encontram motivação para deixar o celular ou computador de lado e passam a interagir mais com a família, amigos e outros moradores, vivenciando ricas experiências e criando memórias para a vida.

Traga sua família para conhecer o LLUM Batel e surpreenda-se. Agende sua visita pelo WhatsApp (41) 99188 2939 agora mesmo.

Leia também: Parques e praças ampliam áreas de convívio em empreendimentos de luxo

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário