No mais recente ranking global do U.S. Green Building Council, o Brasil ficou entre os dez países com o maior número de construções verdes certificadas pelo selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) em 2024. Foram 125 projetos reconhecidos no último ano, desempenho que posicionou o país na 9ª colocação mundial e reforçou sua relevância no cenário da arquitetura sustentável.
Leia maisArquitetura adaptada ao aumento do nível do mar
Pensar uma arquitetura adaptada ao aumento do nível do mar tem se tornado, recentemente, uma necessidade diante dos impactos provocados pelas mudanças climáticas. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a elevação média global dos oceanos já chegou a cerca de 20 centímetros desde o fim do século XIX e poderá alcançar entre 60 cm e 1 metro até 2100, dependendo do ritmo de emissões de gases do efeito estufa.
Leia mais“Boom” de energia limpa deve triplicar até 2030
O mercado de energia limpa e renovável tem vivido uma transição global, motivada por fatores como mudanças climáticas, tendências tecnológicas e pressões regulatórias. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), os próximos 5 anos registrarão o maior crescimento da história no segmento. A seguir, confira mais detalhes!
Leia maisConheça as earthships: casas adaptadas ao clima desértico do Novo México
Criadas nos Estados Unidos, as earthships são um exemplo de bioarquitetura que alia conforto, eficiência e autonomia em resposta às mudanças climáticas. A seguir, confira mais detalhes.
Leia maisEstratégias para melhorar a eficiência energética nas construções
Convencionalmente, edifícios são grandes consumidores de energia. Na arquitetura sustentável, esse fator pauta a importância da eficiência energética para criar ambientes confortáveis e minimizar impactos ambientais. Saiba mais abaixo.
Leia mais