Yangzhou é uma cidade chinesa situada na margem norte do rio Yangtze. A água é um elemento muito importante na região, e foi pensando nisso que o escritório de arquitetura XL-MUSE desenvolveu o projeto da biblioteca Yangzhou Zhongshuge.
O espaço público visa não só estimular a leitura, mas também incentivar o turismo local: seu piso preto refletor cria a ilusão de uma biblioteca flutuante.
Os corredores possuem formas que lembram rios e ondas fluindo, além de contar com uma iluminação indireta, que proporciona ambientes mais aconchegantes. O acervo é muito bem organizado, há cadeiras em diversos pontos para que os visitantes possam consultar os títulos e que servem até mesmo como local de descanso para mochileiros.
A seção infantil se destaca pela interatividade com os objetos que se encaixam e podem ser utilizados de diversas formas, além da presença de cores alegres e um céu estrelado.
A biblioteca também traz referências futuristas, afinal, de acordo com e escritório XL-MUSE, os livros ainda são o nosso futuro.
Leia também: China: geração de energia pela biomassa