A autêntica ilha de San Andrés tem atraído cada vez mais brasileiros pelo seu mar de sete cores. Apesar de pequeno, o local possui muitas atividades, como a tradicional volta na ilha, que pode ser feita de ônibus, táxi, scooter, os populares carrinhos de golfe ou as chamadas “mulas”, iguais aos veículos elétricos, porém, com motor mais potente (a gasolina).
Atrações do passeio:
West View
Um dos postais mais famosos de San Andrés, West View é um parque ecológico onde os visitantes podem praticar snorkel e mergulho e também desfrutar de toboágua e trampolim no próprio mar. A entrada é simbólica, com valor de 4.000 COP, aproximadamente R$ 5.
La Piscinita
Menos movimentado que West View, este lindo pedacinho de mar cercado por pedras é um ótimo local para observar os peixes e tem boa visibilidade. La Piscinita também conta com estrutura de restaurante, aluguel de máscaras e coletes salva-vidas. A entrada é de 4.000 COP, e dá direito a um pedaço de pão para jogar aos peixes.
Hoyo Soplador
Localizado no extremo sul da ilha, o Hoyo Soplador é um fenômeno natural semelhante a uma fonte, o atrativo é um jato de ar e água que sai de um buraco devido às fortes ondas que se chocam contra uma série de túneis subterrâneos. Apesar da beleza do local, há relatos de nativos assediando muitos turistas, o que torna a experiência um pouco desagradável.
Praia San Luís
Para quem busca relaxar, San Luís é uma ótima opção, já que não é tão concorrida quanto as demais. Nesta região, a arquitetura antilhana é mais forte, com diversas casas coloridas enfeitando a paisagem.
Rocky Cay
Que tal atravessar o mar “a pé”? O acesso para a pequena ilha de Rocky Cay é feito pelo mar com água acima da cintura, porém, sem ondas. Mas o atrativo da ilha é o velho navio encalhado, perfeito para ser explorado com máscara de snorkel.
Morgan’s Cave
Reza a lenda que o pirada Henry Morgan enterrou alguns de seus tesouros neste local. A caverna possui 120 metros de comprimento, mas só é possível ver sua entrada, já que ela é repleta de água. Entretanto, o local ainda reserva muita magia pelas supostas riquezas escondidas.
Já do Centro da ilha, na verdade localizado no nordeste de San Andrés, saem os passeios para Johnny Cay e Acuário.
A pequena ilha de Johnny Cay fica em frente à Peatonal, praia central de San Andrés que pode ser visitada junto com o Acuário y Mantarrayas, por cerca de 25.000 COPS, algo como R$ 31. A ilhota dispõe de cadeiras e sombreiros para locação, além de oferecer almoço típico do Caribe, com arroz de coco e frutos do mar.
No Acuário, como o próprio nome sugere, os visitantes praticam snorkel com incrível observação dos peixes e arraias.
San Andrés, apesar de estar mais próximo da Nicarágua, pertence à Colômbia, e por fazer parte do Mercosul, os brasileiros que desejarem conhecer o paraíso caribenho só precisam portar RG com menos de 10 anos de expedição e em boa qualidade.
Leia também: As piscinas mais espetaculares do mundo