Entenda a importância da iluminação adequada durante a noite

Entenda a importância da iluminação adequada durante a noite - Construtora Laguna

A iluminação adequada durante a noite é imprescindível para colaborar com a qualidade do sono. Isso porque os olhos têm fotorreceptores que ajudam a regular a produção de melatonina — hormônio que induz o sono. Quando os olhos detectam luzes brancas ou azuis, o cérebro recebe uma mensagem para não produzir esse hormônio, ou seja, para continuar acordado, algo que pode interferir significativamente no repouso.

De acordo com um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, nos Estados Unidos, a luz avermelhada pode ser mais apropriada para o uso à noite, pois tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina.

Portanto, a luminosidade influencia o relógio biológico e pode afetar a sensação de bem-estar. O ideal é atentar-se à iluminação do quarto e providenciar uma atmosfera aconchegante para esse ambiente.

Independentemente do seu estilo, a luz do ambiente precisa ser agradável, funcional e transmitir o conforto necessário para um boa noite de sono. A seguir, confira dicas valiosas sobre o assunto.

Atente-se à temperatura de cor

A temperatura de cor utiliza uma escala comparativa em kelvin para representar se uma tonalidade é mais fria (amarelada) ou mais quente (tendendo ao branco e azulado). É o contrário do senso comum, que associa o amarelo a temperaturas maiores. Basicamente, lâmpadas com tonalidade mais fria são relaxantes e agradáveis, enquanto as mais quentes são energizantes, o que pode deixar você mais desperto. Quando for escolher a iluminação para o dormitório, opte por lâmpadas e luminárias entre 4500 K (cor neutra) e 3000 K (luz amarelada), que transmitem aconchego ao ambiente de descanso e auxiliam na qualidade do sono.

Saiba compor com luz direta e indireta

Outro quesito importante é entender como as luzes direta e indireta devem ser utilizadas. A luz direta oferece uma iluminação uniforme ao espaço, enquanto a luz indireta serve para destacar lugares específicos, direcionando o foco de forma independente. À noite, a luz indireta e suave, especialmente com tom amarelado (imagem acima, à direita), deixa o ambiente mais relaxante, favorecendo o descanso.

Não direcione a luz de luminárias para a sua cabeça

Luminárias são uma ótima opção de luz indireta para decorar o quarto e oferecem charme ao local. Porém, elas não devem ser posicionadas em direção à cabeça para não iluminarem o seu rosto quando você estiver deitado. Nessa situação, o recomendado é iluminar a cabeceira com fitas de LED ou luminárias que direcionem a luz para o teto. No caso de pendentes, posicione-os sobre a mesa de cabeceira.

Invista em lâmpadas dimerizáveis e fique atento às proporções do quarto

A iluminação dimerizável, permite regular a intensidade do brilho das lâmpadas, e é recomendada para espaços de descanso porque deixa o cômodo mais confortável. No entanto, quando for adquirir a lâmpada, é preciso verificar na embalagem se há a indicação para utilizar o dimmer. Outro aspecto que não pode passar despercebido é a área do cômodo. Caso o quarto seja pequeno, o ideal é apostar em uma luz central e difusa, evitando pendentes e abajures grandes.

Valorize a iluminação natural

Sempre que possível, valorize a iluminação natural. Aproveite as janelas do quarto e dê preferência às cortinas de tecidos mais leves e fluidos, que melhoram a luminosidade do espaço e ainda deixam o ambiente mais relaxante.

Uma boa luz proporciona brilho e sofisticação ao ambiente e garante o conforto que você merece. É por isso que os empreendimentos da Construtora e Incorporadora Laguna priorizam a entrada da iluminação natural, como no LLUM Batel. No ROC Batel, por sua vez, ela está presente em abundância nos ambientes integrados e nas suítes dos apartamentos. Além disso, os painéis metálicos em sua fachada são responsáveis por criar um jogo de luz e sombras que oferece mais privacidade e comodidade aos moradores.

Leia também: Iluminação natural e amplitude trazem economia e sofisticação

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário