Devido ao aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, muitas empresas aderiram ao regime de trabalho remoto para reduzir a exposição dos funcionários ao vírus. Entretanto, uma das maiores preocupações dos gestores e dos colaboradores é como adaptar-se a esse novo cenário.
“O maior desafio é que muitas empresas nunca treinaram os funcionários para home office. O trabalho remoto não é o futuro, é o presente. Penso que as empresas que conseguirem se adequar melhor nesse momento e agir rápido em conjunto com os funcionários, sairão mais fortalecidas“, afirmou Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana no Brasil, plataforma que conecta freelancers e empresas.
No post de hoje abordaremos algumas dicas para ajudá-lo se adequar melhor ao home office. Acompanhe!
Arrume-se como se fosse ir para o trabalho
Mantenha os horários e o padrão de comportamento que é realizado na empresa. “Pode até ser tentador ficar de pijama o dia inteiro, mas lembre-se: você está trabalhando. O ato de se trocar mostra para o seu cérebro que você não está em um momento de lazer e que precisa estar ativo”, alerta Emerson Weslei Dias, consultor de carreira e professor de liderança na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis.
Mantenha o planejamento
Faça um planejamento completo das suas atividades e organize a sua agenda. “É essencial ter metas diárias para se organizar e equalizar o tempo”, afirma Silvia Berger. A profissional ainda acrescenta que organizar uma lista por horários pode ser eficiente. “Determine um horário adequado para todas as atividades e tente cumprir de forma rígida”, ressalta a sócia da Trilogie, empresa de consultoria de branding e carreira.
Comunique-se o tempo todo
Além de levar em consideração a flexibilidade que o momento exige, é imprescindível que o colaborador tenha em mente que as dinâmicas de trabalho podem ser alteradas. “É preciso que os funcionários conversem de forma transparente com os líderes para estar a par das informações relevantes sobre as mudanças na operação durante esse período. Todos os funcionários devem entender a importância de alinhar os esforços por meio de diálogos constantes”, conta Schwebel.
Assim como várias empresas recorreram ao home office a fim de reduzir os riscos de contágio do novo coronavírus, a Construtora e Incorporadora Laguna também aderiu ao trabalho remoto para os funcionários do escritório. Reuniões e eventos foram cancelados e serão realizados virtualmente quando possível. Portanto, a saúde de todos está em primeiro lugar.
Leia também: Aplicativos para auxiliar nos exercícios da rotina