O novo Coronavírus faz parte de uma grande família viral que surgiu na década de 60 responsável por causar a doença respiratória chamada covid-19. Os primeiros casos foram registrados no final do ano passado na China e atualmente está espalhado por países como Itália, Coréia do Sul, Alemanha, Espanha e recentemente chegou em território brasileiro.
Com o aumento de casos registrados mundialmente, as autoridades internacionais e comunidade científica estão reforçando as formas de prevenção e transmissão do vírus. Os sintomas são semelhantes a um resfriado comum, mas podem causar doenças respiratórias de diferentes níveis. Fique atento se estiver com febre, tosse e dificuldade para respirar. Os grupos mais vulneráveis ao covid-19 são idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica e doença cardiovascular.
A disseminação da doença está acontecendo de maneira acelerada pelo contato próximo das pessoas. Mesmo sem pesquisas comprovadas até então, a transmissão pode acontecer pelo ar que contém gotículas de secreção contaminadas ou contato físico com pessoas infectadas. Outras formas de contágio são:
- Tosse e espirros
- Gotículas de saliva
- Contato próximo como toque ou aperto de mão
- Contatos com objetos ou superfícies contaminadas e em seguida contato com a boca, nariz ou olhos
É importante lembrar que os primeiros sintomas podem surgir em até 14 dias após a incubação do vírus no organismo. Desta forma, lembramos a importância de reforçar hábitos de higienização como:
- Lavar as mãos frequentemente por no mínimo 20 segundos, incluindo os espaços entre os dedos, punhos e unhas (principalmente após tossir ou espirrar)
- Utilizar o álcool em gel sempre que possível
- Evite tocar nos olhos, na boca ou no nariz com as mãos sem lavar
- Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, copos etc.
- Evite locais com aglomeração
- Mantenha os ambientes bem ventilados
Em casos específicos – como os profissionais da saúde – recomenda-se utilizar máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção para evitar o contato com as pessoas possivelmente infectadas e o contato com gotículas de salivas.
Outro aspecto de suma importância é que, as pessoas com os sintomas do covid-19 devem permanecer isoladas em casa para evitar a disseminação do vírus, evitando aglomerações, lugares públicos e quando for de extrema necessidade sair, sempre utilizando a máscara. Se os cuidados básicos não forem seguidos corretamente, o número de infectados pode duplicar em apenas três dias, como foi o caso da Itália. Em casos de sintomas mais graves, recomenda-se procurar uma unidade básica de saúde.
Reforçamos a importância da quarentena, pois a função é evitar que as doenças se espalhem. O isolamento ajudou na redução dos casos de contaminação na China e também está sendo aplicado em países como Estados Unidos e países da Europa.
Visando manter a saúde e o bem-estar dos nossos clientes, funcionários e público em geral, diversas medidas preventivas estão sendo tomadas pela Construtora e Incorporadora Laguna. Eventos e reuniões foram cancelados e serão realizados virtualmente quando possível, reforçando a importância de evitarmos aglomerações. Para garantir mais segurança à nossa equipe, estamos realizando home office por tempo indeterminado.
Nossos stands de vendas foram fechados temporariamente, porém no site temos atendimento pelo chat, e-mail, telefone e WhatsApp, nos quais as visitas ao decorado poderão ser agendadas.
Leia também: Dicas para ter uma rotina mais responsável no ambiente de trabalho