Em qualquer parte do mundo, para construir um arranha-céu é preciso respeitar o limite de altura estabelecido, e em Nova Iorque não é diferente. Contudo, o escritório Oiio Studio pretende ousar e dobrar o comprimento sem infringir as leis. A proposta elaborada é um edifício de aproximadamente 1,2 km, em formato de “U”.
O projeto recebeu o nome de Big Bend, e será construído na região da rua 57, próximo ao Central Park. Para se ter uma noção da ousadia, seu comprimento supera até mesmo o Burj Khalifa, em Dubai, atualmente o maior prédio do mundo, com 828 metros.
Em vez quebrar as regras de zoneamento de Nova Ioque, a proposta visa dobrar a estrutura do prédio para criar assim o edifício mais longo do mundo. De acordo com o escritório, o Big Bend pode se tornar uma tendência para casos de limitação de altura em Manhattan.
Para a obra estão previstos desafios como a criação de um elevador que funcione não só na vertical, mas que trabalhe também na horizontal. Até o momento a ideia segue somente no papel, pois os arquitetos estão buscando um investidor.
Leia também: Laguna pesquisa conceitos e técnicas em Nova Iorque