O estilo industrial surgiu em Nova Iorque, na década de 70, quando as pessoas sentiram necessidade de integrar a residência com o espaço de trabalho, transformando os galpões antigos nos chamados lofts. Com ambientes amplos e elementos rudimentares, o principal destaque do décor industrial são as estruturas expostas em contraste com a decoração sofisticada.
Base
Esta tendência utiliza tijolos aparentes, tubulações à mostra, artigos de ferro oxidado ou escovado e cimento queimado combinado com detalhes coloridos.
Cores
A paleta é monocromática passando pelo branco, preto e cinza. Para quebrar a seriedade dos espaços, o estilo industrial pode conter cores vibrantes em cadeiras, luminárias, quadros ou qualquer outro acessório que traga vida ao ambiente.
Sem paredes
Reproduzindo a estrutura das indústrias, a planta segue a orientação open space, sem paredes, com espaços que dialogam entre si e aumentam o nível de convivência com muito charme e praticidade.
Vista panorâmica
Aspecto muito importante no estilo industrial, as janelas que vão do chão ao teto ampliam ainda mais a sensação de espaço interno e exploram a iluminação natural ao mesmo tempo que integram a paisagem à residência.
Decoração
Nova Iorque está intimamente ligada à arte, e trouxe esta paixão para dentro do lar. O estilo industrial explora o grafite, quadros grandes e objetos históricos como parte da decoração.
Confira mais inspirações deste décor contemporâneo que vem ganhando cada vez mais o coração dos arquitetos.
Leia também: Decoração Hygge